O primeiro fim de semana da temporada 2025-26 na Europa começou movimentado. Premier League, LaLiga e Ligue 1 já estão em andamento, enquanto Serie A e Bundesliga abrem os trabalhos nos próximos dias. Entre sábado (16) e domingo (17), Arsenal bateu o Manchester United fora de casa, Barcelona estreou com goleada sobre o Mallorca e o Bayern de Munique ficou com a Supercopa da Alemanha. Confira os principais fatos.
Arsenal 1 x 0 Manchester United
No Old Trafford, o Arsenal arrancou três pontos graças ao gol de Ricky Calafiori, aos 60 minutos. O United, que perdeu oito das últimas 13 partidas de liga em seus domínios, criou as melhores oportunidades, mas parou em defesas decisivas de David Raya. Mesmo derrotado, o time de Rúben Amorim mostrou agressividade com os estreantes Bryan Mbeumo e Matheus Cunha. Sem o tento de Calafiori, os Gunners somavam apenas 0,4 de xG no jogo.
Pelo Arsenal, o centroavante Viktor Gyökeres teve três toques na área e nenhum chute em 60 minutos, enquanto Benjamin Šeško, que entrou aos 64, finalizou duas vezes em 26 minutos. O técnico Mikel Arteta ainda aguarda melhor condição física de Martín Zubimendi.
Barcelona 3 x 0 Mallorca
O Barça abriu LaLiga no sábado (16) fora de casa e fez 3 a 0 diante de um Mallorca que terminou com nove jogadores já aos 39 minutos. Lamine Yamal deu passe preciso para Raphinha inaugurar o marcador, e Ferran Torres ampliou aos 23. O técnico Hansi Flick, porém, criticou o desempenho: “Não gostei da partida; jogamos a 50% de intensidade mesmo com dois homens a mais”.
O segundo gol contou com a continuidade do lance após Antonio Raíllo ser atingido na cabeça por chute de Yamal, levantando dúvidas sobre o protocolo de concussão.
Bayern vence a Supercopa da Alemanha
No tradicional jogo que abre a temporada alemã, o Bayern superou o Stuttgart por 2 a 1 e festejou sob o comando de Vincent Kompany. O goleiro de 39 anos Manuel Neuer evitou o empate em duas grandes defesas. Harry Kane e Luis Díaz marcaram para os bávaros; Deniz Undav descontou. A equipe ainda carece de soluções para a lateral direita e no setor ofensivo após a saída de Jamal Musiala por lesão.
Liverpool 4 x 2 Bournemouth
Atual campeão inglês, o Liverpool iniciou a defesa do título na sexta-feira (15) em Anfield. O 4 a 2 sobre o Bournemouth mostrou força do ataque, mas também expôs dificuldades defensivas, ponto que o técnico Arne Slot ainda tenta ajustar com novidades como Jeremie Frimpong e Milos Kerkez.
Destaques pelo continente
Manchester City 4 x 0 Wolverhampton – Reforço do clube, Tijjani Reijnders brilhou com um gol e uma assistência na vitória de sábado. O holandês, contratado junto ao Milan, mostrou versatilidade que agradou a Pep Guardiola.
Athletic Bilbao 3 x 2 Sevilla – Nico Williams, de 22 anos, converteu pênalti, deu duas assistências e foi o nome do jogo no País Basco.

Imagem: espn.com
Newcastle 0 x 0 Aston Villa – Mesmo sem Alexander Isak, os Magpies dominaram fora de casa; os Villans não chutaram a gol no primeiro tempo e ainda viram Ezri Konsa ser expulso.
Milan 2 x 0 Bari – Pela Coppa Itália, Christian Pulisic e Rafael Leão marcaram na primeira partida sob comando de Massimiliano Allegri.
Tottenham 3 x 0 Burnley – Após postura defensiva contra o PSG na Supercopa, Thomas Frank trocou o 5-3-2 por um 4-3-3 ofensivo e somou 67% de posse de bola em Londres.
Paris Saint-Germain 1 x 0 Rennes – Rotulando a escalação como “equipe B”, Luis Enrique promoveu nove mudanças em relação ao meio de semana. O gol saiu em chute desviado de Vitinha.
Ocorrências extracampo
No duelo em Anfield, o atacante Antoine Semenyo, do Bournemouth, denunciou ofensa racial vinda das arquibancadas. O árbitro Anthony Taylor aplicou o protocolo: jogo paralisado, aviso no sistema de som e detenção do suspeito pela polícia local.
LaLiga também teve surpresa em Barcelona: no domingo, o Atlético perdeu de virada para o Espanyol por 3 a 2 após substituições de Diego Simeone que não surtiram efeito. Em Londres, o Chelsea sentiu o desgaste do Mundial de Clubes e empatou sem gols com o Crystal Palace.
Com informações de ESPN