Próximos jogos

Bayer Leverkusen demite Erik ten Hag após somente três partidas

Leverkusen (ALE), 1º set. 2025 – O Bayer Leverkusen anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Erik ten Hag, apenas três jogos depois de sua chegada ao clube.

Contratado em maio para substituir Xabi Alonso e com vínculo de dois anos, o holandês estreou com vitória sobre o SG Sonnenhof na primeira fase da Copa da Alemanha, mas tropeçou nas duas primeiras rodadas da Bundesliga: derrota em casa para o TSG Hoffenheim e empate por 3 a 3 com o Werder Bremen, no sábado.

Decisão do conselho

A saída foi aprovada pelo comitê de acionistas a partir de recomendação da diretoria esportiva. O diretor-geral de esportes, Simon Rolfes, afirmou que “formar uma equipe vencedora neste cenário mostrou-se inviável” e que o clube “agora fará de tudo para evoluir com uma nova estrutura”.

Reação do treinador

Em nota divulgada por sua agência, Ten Hag disse ter sido “pego de surpresa” e classificou a medida como “sem precedentes”, lembrando que precisava de tempo para reconstruir o elenco. O técnico afirmou não ter sentido “confiança mútua” da cúpula alemã.

Elenco reformulado

Após o título alemão de 2024, o Leverkusen perdeu peças importantes como Jeremie Frimpong, Florian Wirtz, Amine Adli, Odilon Kossounou, Granit Xhaka, Lukas Hradecky e Jonathan Tah. Para repor as saídas, o clube investiu cerca de 170 milhões de euros (US$ 199,31 milhões) na chegada de Malik Tillman, Jarell Quansah, Eliesse Ben Seghir, Loïc Badé, Ibrahim Maza, Mark Flekken e Ernest Poku.

Clima interno

A tensão ficou evidente após o empate com o Bremen. O capitão Robert Andrich reclamou que “cada um jogou por si” e que não lembrava de algo semelhante no Bayer. O CEO Fernando Carro admitiu que a ruptura tão cedo “é dolorosa, mas necessária” para manter as metas da temporada.

Ten Hag, de 55 anos, comandou o Manchester United entre 2022 e 2024 antes de assumir o Leverkusen.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *