Rachel Dugdale, zagueira da seleção feminina da Irlanda do Norte, comunicou nesta quarta-feira sua aposentadoria do futebol profissional aos 28 anos.
A jogadora encerra a carreira após somar 43 partidas pela equipe nacional. Sua última atuação aconteceu em junho, no empate por 1 a 1 com a Bósnia-Herzegovina pela Liga das Nações.
Estreante pela Irlanda do Norte em março de 2016, contra a Eslováquia na Istria Cup, Dugdale ficou fora da Euro 2022 devido a uma grave lesão no ligamento cruzado anterior.
No futebol de clubes, defendeu Doncaster Rovers Belles, o time universitário norte-americano Eagles Women, Charlton Athletic, Coventry United Ladies e Reading Women. Seu último contrato foi com o Blackburn Rovers Women, equipe que se retirou da Championship em maio e agora disputa a quarta divisão inglesa.
“É com o coração pesado, mas com imenso orgulho, que anuncio minha aposentadoria do futebol internacional e profissional”, declarou a atleta em nota oficial. “Representar a Irlanda do Norte desde os 15 anos foi a maior honra da minha carreira. Participar da caminhada até o nosso primeiro grande torneio foi a realização de um sonho.”

Imagem: bbc.com
A técnica da seleção, Tanya Oxtoby, destacou o papel de liderança da defensora. “Rachel foi fundamental nesse período de transição nos últimos 18 meses. Seu padrão de profissionalismo elevou nossa cultura, e isso será difícil de substituir”, afirmou a australiana.
Sem previsão de continuidade nos gramados, Dugdale disse estar “animada com o novo capítulo” da vida, mas assegurou que a seleção e os torcedores “sempre terão um lugar especial” no seu coração.
Com informações de BBC Sport