O capitão do Liverpool, Virgil van Dijk, afirmou que Ryan Gravenberch atravessa “a forma da vida” após a vitória por 2 a 1 sobre o Everton, no último sábado, 21 de setembro de 2025, pela Premier League. O zagueiro, no entanto, destacou que o compatriota ainda tem margem para evoluir.
Aos 23 anos e 127 dias, Gravenberch tornou-se o jogador mais jovem a marcar e dar assistência em um Merseyside derby pela liga inglesa. O feito manteve o início perfeito do Liverpool, agora com cinco vitórias em cinco rodadas.
Eleito revelação da Premier League na temporada passada, o meio-campista vem de atuação considerada a melhor pela equipe na vitória de quarta-feira sobre o Atlético de Madrid, pela Liga dos Campeões. Desde que Arne Slot o transformou em primeiro volante, o holandês tornou-se peça-chave no esquema dos Reds.
“Não é só neste ano; ele joga assim desde o começo da temporada passada. É inacreditável e muito importante para o nosso estilo”, disse Van Dijk. “Ele está em forma incrível, mas precisa manter o nível a cada três ou quatro dias. É um bom desafio.”
Contratado por 34 milhões de libras junto ao Bayern de Munique, o ex-jogador das categorias de base do Ajax assumiu a posição que poderia ter sido de Martín Zubimendi. O espanhol chegou a acertar com o Liverpool há um ano, mas desistiu do negócio e, neste verão europeu, acabou no Arsenal.
Com Klopp, Gravenberch fez apenas 21 partidas como titular – nove em copas – em sua temporada de estreia. Sob Slot, ganhou sequência e confiança, fatores apontados por Van Dijk como decisivos para o salto de rendimento.

Imagem: espn.com
Destaque nos dois lados do campo
O gol marcado aos 10 minutos contra o Everton foi o segundo do volante em cinco jogos, metade dos quatro que anotou em seu primeiro ano no clube e dois a mais do que registrou na campanha do título inglês. No lance, ele dominou o passe de Mohamed Salah e finalizou por cobertura sobre o goleiro Jordan Pickford.
Na etapa final, o meio-campista deu passe preciso para o reforço de 69 milhões de libras, Hugo Ekitike, somar o quarto gol em sete partidas. Mesmo assim, o Liverpool voltou a ter dificuldades para segurar a vantagem, e Idrissa Gueye descontou aos 58 minutos, tornando o fim do clássico tenso.
“Não existe jogo fácil na Premier League”, resumiu Van Dijk. “Às vezes é preciso lutar até o fim, e foi o que fizemos no segundo tempo.”
Com informações de ESPN