PARIS (31.out.2025) – A meio-campista espanhola Aitana Bonmati, do Barcelona, entrou para a história ao vencer o prêmio Ballon d’Or Feminin pela terceira temporada seguida. Aos 27 anos, ela se torna a primeira jogadora a alcançar o feito.
No evento realizado na capital francesa, a capitã da seleção espanhola recebeu o troféu das mãos do ex-meia Andrés Iniesta. “Meu terceiro prêmio seguido e ainda parece inacreditável”, disse Bonmati no palco.
Top 10 da premiação
O pódio teve domínio hispânico: a também espanhola Mariona Caldentey (Arsenal) ficou em segundo lugar, enquanto a inglesa Alessia Russo (Arsenal) terminou em terceiro. Confira as dez primeiras colocadas:
1. Aitana Bonmati (Barcelona, Espanha)
2. Mariona Caldentey (Arsenal, Espanha)
3. Alessia Russo (Arsenal, Inglaterra)
4. Alexia Putellas (Barcelona, Espanha)
5. Chloe Kelly (Manchester City, Inglaterra)
6. Patricia Guijarro (Barcelona, Espanha)
7. Leah Williamson (Arsenal, Inglaterra)
8. Ewa Pajor (Barcelona, Polônia)
9. Lucy Bronze (Chelsea, Inglaterra)
10. Hannah Hampton (Chelsea, Inglaterra)
Hegemonia do Barcelona
Com o prêmio de 2025, atletas do Barcelona venceram a premiação feminina nas últimas cinco edições: Alexia Putellas faturou em 2021 e 2022, enquanto Bonmati leva os troféus de 2023, 2024 e 2025.
Temporada marcada por superação
Bonmati somou 12 gols e seis assistências no Campeonato Espanhol, conduzindo o clube ao triplete nacional e à final da Liga dos Campeões, perdida para o Arsenal. Mesmo com o vice, foi eleita pela Uefa a melhor jogadora da competição, com nove participações em gols em 11 jogos.

Imagem: bbc.com
Pela seleção, a camisa 6 voltou a atuar poucos dias após ser internada com meningite viral e marcou o gol da vitória sobre a Alemanha, na semifinal da Euro 2025. A Espanha acabou superada pela Inglaterra nos pênaltis da decisão.
Demais destaques e premiações
Fora do top 10, Emily Fox (25ª), Frida Maanum (27ª) e Steph Catley (29ª) representaram o Arsenal. Pelo Chelsea, Sandy Baltimore foi 15ª e Johanna Rytting Kaneryd terminou em 23º. A escocesa Caroline Weir, do Real Madrid, fechou a lista em 30º.
Na mesma cerimônia, Sarina Wiegman (Inglaterra) ganhou o prêmio de melhor treinadora e Hannah Hampton (Chelsea) foi eleita a melhor goleira.
Com informações de BBC Sport