Próximos jogos

Manchester United visita Brentford tentando primeira sequência de vitórias sob Amorim após série de tropeços desde 2022

Londres (ING), – Quase três anos depois da derrota por 4 a 0 para o Brentford, em 13 de agosto de 2022, o Manchester United volta ao Gtech Community Stadium neste fim de semana precisando vencer para engatar dois triunfos consecutivos na Premier League pela primeira vez sob o comando de Rúben Amorim.

Queda prolongada após o 4 a 0

O revés de 2022 foi tratado por comentaristas como o “fundo do poço”, mas o clube continuou em declínio. Desde então, a diretoria desembolsou mais de meio bilhão de libras em reforços e, ainda assim, encerrou a temporada 2024-25 em 15º lugar – pior colocação desde o rebaixamento de 1973-74.

Entre poucos altos e muitos baixos, o United conquistou Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra e uma vaga na Liga dos Campeões, mas acumulou goleadas: 6 a 3 para o Manchester City em 2022, 7 a 0 para o Liverpool em março de 2023, 4 a 0 para o Crystal Palace em maio de 2024 e 4 a 3 para o próprio Brentford na visita mais recente, em maio passado.

Mercado movimentado e questionamentos

No último verão europeu, o clube investiu mais £219,6 milhões em quatro contratações. Senne Lammens ainda não chegou, mas Matheus Cunha, Bryan Mbeumo – autor de gol naquele 4 a 0 de 2022 – e Benjamin Sesko estiveram em campo na eliminação para o Grimsby Town, da quarta divisão, na Copa da Liga de agosto, primeiro revés do United para um time do quarto escalão.

A janela que se seguiu ao tropeço de 2022 também é lembrada. O clube priorizou Frenkie de Jong, mas acabou contratando Casemiro por quatro temporadas, com opção de mais um ano, e salário elevado. O brasileiro brilhou inicialmente, caiu de rendimento depois, mas voltou a ganhar espaço com Amorim. Suspenso pelo cartão vermelho contra o Chelsea, ele não joga neste sábado.

Vinte dias após a goleada sofrida em Brentford, chegou Antony, por £81,3 milhões. A avaliação interna anterior, sob Ole Gunnar Solskjaer, era de que o atacante valia cerca de £30 milhões. O técnico Erik ten Hag, ex-Ajax, pressionou pela compra.

Desempenho sob Amorim

Amorim, que em 2021 enfileirou 12 vitórias seguidas pelo Sporting e venceu 16 de 17 partidas antes de rumar à Inglaterra, ainda busca estabilidade em Manchester. Desde que assumiu, a equipe esteve na metade inferior da tabela em todas as rodadas, exceto uma, após o 4 a 0 sobre o Everton em dezembro passado, seu segundo jogo de liga.

Manchester United visita Brentford tentando primeira sequência de vitórias sob Amorim após série de tropeços desde 2022 - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Um triunfo em Brentford pode não ser suficiente para colocar o United entre os seis primeiros, patamar que o clube não ocupa ao fim de uma rodada desde que terminou em terceiro lugar com Ten Hag. Mesmo assim, vencer significaria quebrar o jejum de vitórias consecutivas – algo que não acontece desde o 2 a 0 sobre o Brighton na última jornada de 2023-24 e o 1 a 0 sobre o Fulham na estreia da temporada seguinte.

Possíveis cenários

Se tropeçar novamente no Gtech Community Stadium, o United voltará a ser alvo de críticas e o trabalho de Amorim ficará ainda mais pressionado. Especialistas alertam, contudo, que definir onde está o “fundo do poço” para o clube se tornou tarefa cada vez mais incerta.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *