Próximos jogos

Kairat encara Real Madrid após maratona aérea e faz história na fase de grupos da Champions

Almaty (Cazaquistão) – O Kairat Almaty recebe o Real Madrid nesta terça-feira, em seu primeiro jogo como mandante na Liga dos Campeões, depois de atravessar três fusos e 6.900 km para estrear com derrota por 4 a 1 diante do Sporting, em Lisboa, há duas semanas.

Agora, quem enfrenta o desgaste de viagem é o 15 vezes campeão europeu: a delegação espanhola voa por 13 horas e percorre 6.441 km até o Ortalyq Stadion, em Almaty, que fica na Ásia Central e possui capacidade para 24 mil pessoas. “Voar para o Cazaquistão não é simples. Com nossa torcida, o estádio vira uma fortaleza”, disse o zagueiro Damir Kassabulat.

Desafio logístico e financeiro

Almaty está mais próxima de Pequim que de Madri, mas o país integra a Uefa desde 2002. Para a equipe cazaque, a participação é considerada “histórica e financeiramente vital”, segundo o presidente Kairat Boranbayev. O dirigente brincou: “Parabenizamos a Europa por ampliar suas fronteiras”.

O elenco do Kairat é avaliado em 10,9 milhões de euros, enquanto o Real Madrid, de Kylian Mbappé, Vinícius Júnior e Jude Bellingham, atinge 1,2 bilhão, conforme números do site Transfermarkt.

Nenhum clube na edição 2024/25 percorrerá tantos quilômetros: serão cerca de 25 mil km somados nas quatro partidas fora de casa. “É o exame mais duro para o nosso futebol, mas também o sonho realizado”, afirmou o técnico Rafael Urazbakhtin.

Tradição doméstica e rótulo de “Time da Nação”

Único representante do Cazaquistão na antiga Primeira Divisão soviética entre 1960 e 1991, o Kairat soma quatro títulos nacionais e oito copas internas na era pós-independência. As principais figuras que já vestiram a camisa são Andrey Arshavin, Anatoliy Tymoshchuk e Vágner Love.

A vaga na fase de grupos veio após disputa dramática contra o Celtic: 0 a 0 nos dois jogos e triunfo por 3 a 2 nos pênaltis, com duas defesas do goleiro de 21 anos Temirlan Anarbekov. A classificação levou até um casal a interromper a cerimônia de casamento para acompanhar as cobranças.

Olheiros de olho em promessa de 17 anos

Principal esperança local, o atacante Dastan Satpaev, 17 anos e cinco convocações pela seleção, tem transferência acertada para o Chelsea por 4 milhões de euros no meio de 2025. Observadores do clube inglês o descobriram após destaque no Helvetia Cup, na Suíça, quando o sub-17 do Kairat superou rivais como PSG e Marseille.

Kairat encara Real Madrid após maratona aérea e faz história na fase de grupos da Champions - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Satpaev passou duas semanas de testes em Cobham, atuou num amistoso sub-21 – marcou três gols e deu uma assistência – e posou para fotos com Cole Palmer, Enzo Fernández, Christopher Nkunku e o ex-zagueiro John Terry. O jovem, comparado por colegas a Sergio Agüero, já balançou a rede 12 vezes e forneceu sete passes decisivos em 26 partidas da liga nacional nesta temporada.

Segundo o próprio atleta, também houve interesse de Zenit, Real Sociedad, Benfica, Salzburg e Marseille. Ele foi o segundo artilheiro mais jovem da história das eliminatórias da Champions, ao marcar sobre o Olimpija Ljubljana aos 16 anos, 10 meses e 26 dias.

Enquanto aguarda a mudança para Londres – um dos pais deve acompanhá-lo –, Satpaev segue treinando em Almaty. O Chelsea envia relatórios periódicos ao Kairat, que mantém estrutura de clube privado e elenco formado por 13 atletas locais e 12 estrangeiros.

Com viagem exaustiva para ambos os lados e enorme disparidade econômica, o duelo no Ortalyq Stadion representa mais um capítulo inédito para o futebol cazaque.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *