Próximos jogos

Infantino pede “mente aberta” para mudanças no calendário da Copa e fala em ampliar Mundial de Clubes

ROMA (Itália) – O presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu nesta quinta-feira (14) que o futebol mantenha “mente aberta” para eventuais alterações nas datas da Copa do Mundo. Tradicionalmente disputado no verão do hemisfério Norte, o torneio foi realizado em dezembro no Catar, em 2022, para evitar as altas temperaturas do país.

“Temos verão e inverno. Em dezembro não se pode jogar em uma parte do mundo e, em julho, não se pode jogar em outra. Precisamos considerar todos esses fatores e ver como tornar melhor para todos”, afirmou o dirigente durante a assembleia da European Football Clubs, em Roma. O calendário internacional de seleções está definido até 2030.

Próximas sedes já confirmadas

• 2026 – Estados Unidos, Canadá e México (junho e julho)
• 2030 – Marrocos, Portugal e Espanha; partidas comemorativas na Argentina, Paraguai e Uruguai, pelo centenário do primeiro Mundial
• 2034 – Arábia Saudita

Mundial de Clubes maior

Infantino reiterou o objetivo de expandir o Mundial de Clubes. A edição realizada nos Estados Unidos, com 32 equipes, ocorreu durante uma onda de calor que registrou 39 °C em Nova York, gerando críticas de jogadores e sindicatos. Mesmo assim, o presidente da Fifa classificou o torneio como “grande sucesso”, citando 2,5 milhões de torcedores nos estádios e média de público de 40 mil – “apenas a Premier League faz melhor”, disse.

Segundo ele, o primeiro Mundial de Clubes gerou 2 bilhões de euros em três décadas; a meta é alcançar 200 bilhões no mesmo período futuro, comparando com a evolução da Liga dos Campeões, que saltou de 40 milhões para 4 bilhões de euros em receitas.

Infantino pede “mente aberta” para mudanças no calendário da Copa e fala em ampliar Mundial de Clubes - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Partidas de ligas nacionais no exterior

O dirigente também alertou para riscos de jogos de campeonatos domésticos fora de seus países. Em fevereiro, Milan e Como disputarão partida da Série A em Perth, na Austrália, e, em dezembro, Villarreal e Barcelona se enfrentarão em Miami. A Uefa aprovou os confrontos, mas ressaltou oposição à prática.

O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, reforçou a crítica: “O futebol não é só balanço financeiro. Se o afastarmos demais de suas raízes, corremos o risco de quebrá-lo”.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *