Próximos jogos

Infantino defende “mente aberta” para datas futuras da Copa do Mundo

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou nesta quinta-feira (9) que o futebol precisa manter “uma mente aberta” ao discutir o calendário das próximas Copas do Mundo, incluindo, mas não se limitando, ao torneio de 2034 na Arábia Saudita.

Falando na Assembleia Geral dos Clubes Europeus, em Roma, o dirigente lembrou que o cronograma internacional está definido apenas até 2030 e que as conversas sobre o período posterior já começaram. Tradicionalmente, o Mundial acontece em junho e julho, exceção feita a 2022, no Catar, disputado em novembro e dezembro para evitar o calor extremo. A tendência é que a edição saudita siga o mesmo caminho.

“Se quisermos jogar ao mesmo tempo em todo o planeta, talvez março ou outubro sejam as melhores opções”, disse Infantino aos delegados. “Em dezembro, não se joga em uma parte do mundo, e em julho não se joga em outra. Precisamos pensar, até porque jogar em alguns países europeus em julho também é muito quente.”

Mais tarde, em conversa com jornalistas, o suíço acrescentou que a FIFA já discute “detalhes” da programação para 2034, mas que a reflexão deve abranger todas as competições: “Talvez exista uma maneira de otimizar o calendário. Temos de manter a mente aberta.”

Infantino também sinalizou a possibilidade de ampliar o Mundial de Clubes. A competição reuniu 32 equipes pela primeira vez neste ano, nos Estados Unidos, e, segundo ele, foi um “enorme sucesso” de público, engajamento e receita. O dirigente sugeriu aumentar o torneio para 48 times na edição de 2029.

Ligada a litígios com ligas nacionais e sindicatos de jogadores — que reclamam da sobrecarga do calendário —, a expansão do Mundial de Clubes agrada a diversas agremiações. O Chelsea, por exemplo, teria arrecadado cerca de 85 milhões de libras com sua participação nos EUA. “Vamos trabalhar com todos os clubes e partes interessadas para torná-lo ainda melhor, maior e mais impactante”, prometeu Infantino.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *