Próximos jogos

Patrick Vieira deixa o comando do Genoa; equipe ocupa a última posição da Série A

Patrick Vieira não é mais o técnico do Genoa. O clube italiano anunciou neste sábado (data não informada no comunicado) que a saída ocorreu por “consentimento mútuo”, enquanto a equipe figura na lanterna do Campeonato Italiano.

De acordo com uma fonte próxima ao treinador, o próprio Vieira, 49 anos, iniciou na noite de sexta-feira as conversas que culminaram no desligamento. A nota oficial do Genoa limitou-se a informar que o francês “não é mais o treinador da equipe principal” e agradeceu a ele e à comissão técnica “pela dedicação e profissionalismo”.

Desempenho nesta temporada

Sem vencer nas nove primeiras rodadas da Série A 2024/25, o Genoa soma seis derrotas — cinco delas nos últimos seis jogos — e três empates. As únicas vitórias de Vieira no ciclo atual foram obtidas na Coppa Italia.

Chegada e campanha anterior

Vieira assumiu o clube em novembro de 2024, quando a equipe ocupava a 17ª colocação. Na reta final da temporada passada, somou oito vitórias e nove empates em 26 partidas, garantindo a permanência e um 13º lugar na Série A.

Trajetória como jogador e treinador

Ídolo do Arsenal, onde ergueu três títulos da Premier League e quatro Copas da Inglaterra, Vieira conquistou também troféus por Milan, Inter de Milão e Manchester City. Pela seleção francesa, foi campeão da Copa do Mundo de 1998 e da Euro 2000.

Patrick Vieira deixa o comando do Genoa; equipe ocupa a última posição da Série A - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Depois de encerrar a carreira em 2011, iniciou a trajetória à beira do campo no New York City FC em 2016. Voltou à Europa para comandar o Nice, permanecendo até dezembro de 2020. Em seguida, dirigiu o Crystal Palace, levando o clube às semifinais da Copa da Inglaterra antes de ser demitido em 2023. Em julho de 2024, deixou o RC Strasbourg, também por acordo mútuo, e assumiu o Genoa poucos meses depois.

O Genoa ainda não anunciou quem será o substituto de Vieira.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *