Rabat (Marrocos), 13 nov. 2025 – A Nigéria avançou à final da repescagem das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026 ao derrotar o Gabão por 4 a 1 na prorrogação, nesta quinta-feira, no Stade Prince Moulay Al Hassan.
O duelo, válido pela semifinal do playoff da Confederação Africana de Futebol (CAF), teve gols de Akor Adams, Chidera Ejuke e dois de Victor Osimhen. Mario Lemina marcou para os gaboneses.
Como foi o jogo
• 78′ – Akor Adams aproveitou passe errado da defesa gabonesa, driblou o goleiro e inaugurou o marcador para a Nigéria.
• 89′ – Mario Lemina empatou ao chutar da esquerda da área; a bola desviou em um defensor e venceu o goleiro Stanley Nwabali.
• 97′ – Chidera Ejuke recolocou os Super Eagles em vantagem no primeiro tempo extra.
• 102′ e 110′ – Victor Osimhen anotou dois gols em sete minutos, garantindo a classificação.
Antes da prorrogação, Osimhen desperdiçou duas chances claras nos acréscimos do tempo regulamentar. Já no tempo extra, o atacante do Galatasaray selou a vitória com o seu segundo gol.
Próximos passos
Segunda colocada em seu grupo nas Eliminatórias, a Nigéria disputará a final da repescagem contra a República Democrática do Congo no domingo. O vencedor ficará com uma vaga no playoff intercontinental que reunirá seis seleções em março.
Imagem: espn.com
Bastidores
A preparação nigeriana foi marcada por impasse sobre bônus atrasados, solucionado na véspera da partida. O capitão William Troost-Ekong afirmou nas redes sociais: “Estamos juntos e, como antes, focados nos próximos jogos”.
Os Super Eagles buscam retornar ao Mundial após ficarem fora da edição de 2022, quando foram eliminados por Gana. O Gabão segue sem participações em Copas.
Com informações de ESPN
