Os quatro campeões mais recentes da National Women’s Soccer League (NWSL) decidem, neste fim de semana, quem avança à final de 22 de novembro, em San Jose, Califórnia. Orlando Pride, NJ/NY Gotham FC, Washington Spirit e Portland Thorns entram em campo carregando, cada um, o troféu de ao menos uma das últimas quatro temporadas.
(4) Orlando Pride x (8) NJ/NY Gotham FC
Quando: domingo, 16 de novembro, 15h (de Brasília)
Onde: Exploria Stadium, Orlando
Transmissão: ABC / ESPN Deportes / ESPN+
Atual campeão, o Orlando Pride viveu temporada irregular após conquistar o “double” em 2024. A equipe começou o ano com uma sequência de 23 partidas sem derrota, mas enfrentou série de nove jogos sem vitória de junho a setembro. Mesmo sem a artilheira Barbra Banda, fora desde agosto por lesão, o Pride retomou o ritmo e chega embalado pela vitória de 2 a 0 sobre o Seattle Reign FC nas quartas de final.
Marta, de 39 anos, marcou quatro gols e deu uma assistência em 2025 e voltou a ser decisiva nos playoffs, incluindo arrancada de 70 metros que resultou em pênalti nos acréscimos contra Seattle. “Gosto quando falam mal do Pride e não dão crédito, porque me motiva a provar que estão completamente errados”, disse a camisa 10.
Do outro lado, o Gotham FC, campeão de 2023, aparece como cabeça de chave 8 após eliminar o Kansas City Current, líder da temporada regular, por 2 a 1 na prorrogação – maior zebra da história dos playoffs. A chegada de Jaedyn Shaw, contratada por cifra recorde de US$ 1,25 milhão em setembro, deu novo fôlego ao ataque ao lado de Rose Lavelle. A dúvida está na condição física da atacante espanhola Esther González, autora de 13 gols no ano e fora há um mês por problema no quadril.
(2) Washington Spirit x (3) Portland Thorns
Quando: sábado, 15 de novembro, 14h (de Brasília)
Onde: Audi Field, Washington DC
Vice-campeão em 2024 e campeão em 2021, o Washington Spirit novamente terminou a fase regular na segunda colocação. A equipe, porém, lida com série de baixas. Trinity Rodman, destaque olímpico em 2024, trata entorse no ligamento colateral medial e não atua desde outubro. Na defesa, Tara McKeown (tornozelo) e Gabby Carle (coxa) saíram lesionadas na vitória nas quartas de final.
Imagem: espn.com
O Portland Thorns, tricampeão da liga (o último título em 2022), surpreendeu ao chegar às semifinais com elenco bastante reformulado — apenas a capitã Sam Coffey permanece titular em relação ao time campeão de 2022. Lesões graves tiraram da temporada as defensoras Marie Müller e Nicole Payne, além da atacante Morgan Weaver. A estrela Sophia Wilson, eleita MVP em 2022, não jogou em 2025 após o nascimento do primeiro filho.
Nesse cenário, Coffey e Olivia Moultrie sustentaram a equipe. Considerada uma das melhores volantes da liga, Coffey organiza o jogo e protege a defesa. Moultrie, de 20 anos, vive a melhor temporada da carreira, com oito gols e uma assistência — sete tentos vieram após a pausa de meio de ano. Foi dela o passe para o gol de Reilyn Turner na classificação sobre o North Carolina Courage, na prorrogação.
Os vencedores dos duelos de sábado e domingo disputarão o título da NWSL em 22 de novembro, no PayPal Park, em San Jose.
Com informações de ESPN
