Kosice (Eslováquia) – A Irlanda do Norte perdeu por 1 a 0 para a Eslováquia, nesta sexta-feira (data não informada), em jogo válido pelo Grupo A das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O gol da vitória eslovaca foi marcado pelo atacante Tomas Bobcek, já nos acréscimos.
O técnico norte-irlandês Michael O’Neill recebeu cartão amarelo após o apito final. Segundo o próprio treinador, a advertência ocorreu quando ele disse ao árbitro romeno Istvan Kovacs que “precisava ser mais forte” nas decisões.
Polêmicas de arbitragem
Antes do gol decisivo, a Eslováquia teve duas finalizações anuladas:
- Aos 56 min, cobrança de falta de Lukas Haraslin que balançou a rede, mas o lance foi invalidado porque Milan Skriniar teria atrapalhado a visão do goleiro Bailey Peacock-Farrell.
- Oito minutos depois, David Strelec também marcou após bola parada de Haraslin, porém o VAR identificou toque de mão do atacante.
O’Neill afirmou que o gol de Bobcek também deveria ter sido anulado por empurrão de Leo Sauer em Daniel Ballard na origem do lance. “Foi um empurrão claro, com as duas mãos nas costas”, protestou.
Expulsões e baixas
Depois do gol eslovaco, Ballard recebeu o segundo amarelo e foi expulso. O’Neill classificou a advertência como “uma piada” e culpou o banco eslovaco pelo clima tenso. O meio-campista George Saville também foi punido com cartão amarelo. Ambos estão suspensos para o duelo contra Luxemburgo, na próxima segunda-feira.
Situação na tabela
Com a derrota, a Irlanda do Norte não pode mais alcançar as duas primeiras posições do grupo. A equipe, no entanto, garantiu vaga na repescagem de março graças ao título de sua chave na Liga das Nações, mas entrará como cabeça de chave do pote mais baixo.
Imagem: bbc.com
Para a Eslováquia, o resultado mantém viva a chance de classificação direta ao torneio que será disputado no próximo verão europeu, na Alemanha.
O’Neill ainda lamentou a postura do adversário. De acordo com o treinador, o técnico eslovaco Francesco Calzona não quis cumprimentá-lo após o jogo, o que ele considerou “decepcionante”.
Com informações de BBC Sport
