Próximos jogos

Fernandes e João Neves anotam hat-tricks e classificam Portugal para a Copa de 2026

Com três gols de Bruno Fernandes e três de João Neves, Portugal goleou a Armênia por 9 a 1 neste domingo, 16 de novembro de 2025, no Estádio do Dragão, no Porto, e garantiu a liderança do Grupo F das Eliminatórias europeias, carimbando vaga na Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Suspenso, Cristiano Ronaldo não entrou em campo, mas a vitória assegurou ao atacante de 40 anos a chance de disputar o sexto Mundial da carreira. O camisa 7 ainda pode cumprir até duas partidas de suspensão por causa do cartão vermelho recebido na derrota por 2 a 0 para a Irlanda, na última quinta-feira.

O resultado deste domingo era obrigatório depois do tropeço diante dos irlandeses. A equipe comandada por Roberto Martínez mostrou reação imediata, dominou a Armênia desde o início e não permitiu surpresas. “Hoje vimos nossa equipe no melhor nível: comprometida, solidária e executando o plano de jogo com excelência”, declarou o treinador à emissora RTP.

Fernandes converteu dois pênaltis e completou o hat-trick em jogada de bola rolando. Neves balançou a rede duas vezes na etapa inicial e marcou o terceiro gol pessoal aos 36 minutos do segundo tempo. Os outros três gols portugueses saíram dos pés de Gonçalo Ramos, Rafael Leão e Diogo Jota.

Mesmo se vencesse, a Hungria ainda tinha chances de ultrapassar Portugal, mas viu a Irlanda virar o jogo nos minutos finais e ganhar por 3 a 2 em Budapeste. O tropeço húngaro confirmou matematicamente o primeiro lugar luso no grupo.

Se confirmarem presença no torneio da América do Norte, Ronaldo e Lionel Messi se tornarão os primeiros jogadores da história a disputar seis Copas do Mundo, superando nomes como Lothar Matthäus, que participou de cinco. A Argentina, atual campeã mundial, já está classificada.

Com a seleção, Ronaldo acumula uma Eurocopa, duas Ligas das Nações e, no mês passado, tornou-se o maior artilheiro das Eliminatórias para Copas, com 41 gols. A suspensão deste domingo impediu que ampliasse a marca, mas Portugal não sentiu falta de gols.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *