Próximos jogos

Haiti garante vaga na Copa do Mundo de 2026 mesmo com técnico sem nunca ter ido ao país

A seleção do Haiti confirmou presença na Copa do Mundo de 2026 ao derrotar a Nicarágua por 2 a 0 nesta terça-feira, 19 de novembro de 2025, em Curaçao, local onde manda seus jogos por causa da violência que assola o território haitiano.

O resultado consolidou a surpreendente campanha da equipe, que terminou na liderança do Grupo C das Eliminatórias, superando as favoritas Honduras e Costa Rica. Será a primeira participação haitiana em um Mundial em 52 anos; a única havia sido em 1974, na então Alemanha Ocidental.

Treinador francês à distância

Apesar da classificação histórica, o técnico francês Sébastien Migné ainda não pisou em solo haitiano. “É impossível, porque é perigoso demais”, afirmou à revista France Football. “Costumo morar nos países onde trabalho, mas aqui não dá. Não há mais voos internacionais pousando lá.”

Elenco formado no exterior

Todo o grupo convocado atua fora do Haiti. O capitão é o meio-campista Jean-Ricner Bellegarde, nascido na França e que defende o Wolverhampton, da Inglaterra.

Reforço cobiçado

A federação tenta convencer o atacante do Sunderland Wilson Isidor a optar pela seleção caribenha. O jogador, elegível também para a França, declarou ao jornal L’Équipe: “Quero disputar uma Copa do Mundo, é um sonho. Ainda não decidi, estou focado no clube. Conheço os rapazes da seleção francesa, joguei com eles e contra eles”.

Desde o terremoto de 2010, o Haiti convive com instabilidade política e altos índices de violência, o que levou órgãos internacionais a desaconselharem viagens ao país.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *