O Washington Spirit e o NJ/NY Gotham FC decidem o título da National Women’s Soccer League (NWSL) neste sábado (22), no PayPal Park, em San José, Califórnia. A atacante Trinity Rodman, do Spirit, surge como principal personagem da partida, em meio a incertezas sobre seu futuro e após recuperação de lesão.
O técnico do Gotham, Juan Carlos Amorós, afirmou na entrevista coletiva de sexta-feira (21) que “as protagonistas do jogo são as jogadoras”. “Como treinadores, criamos os cenários, mas, no fim, são elas que assumem a responsabilidade”, disse.
Rodman volta após lesão e encara indefinição contratual
Rodman sofreu entorse no ligamento colateral medial do joelho direito no mês passado e jogou apenas os cinco minutos finais da semifinal. De acordo com o treinador do Spirit, Adrián González, a atacante “está disponível e pronta para competir”, sem indicar, contudo, quanto tempo ficará em campo. Na atividade de sexta, ela usou uma manga de compressão preta no joelho.
O contrato da jogadora termina no próximo mês. Fontes ouvidas pela ESPN informaram que a atleta recebeu propostas financeiramente superiores de clubes da Inglaterra e da USL Super League, valores que a NWSL não consegue igualar por causa do teto salarial.
“Sinto-me ótima”, disse Rodman. “Tive mais uma semana de preparação e pude ganhar alguns minutos na semifinal. Espero ajudar novamente, talvez por mais tempo.”
Histórico e ausências
Spirit e Gotham se enfrentarão pela 44ª vez, o confronto mais repetido da história da liga. No ano passado, o Spirit eliminou o adversário nos pênaltis na semifinal. O Gotham conquistou o título de 2023 como sexto colocado dos playoffs; agora chega como oitavo. O clube também é o atual campeão da Concacaf após vencer o torneio inaugural em maio.
O Spirit levantou seu único troféu da NWSL em 2021 e perdeu a decisão de 2024 para o Orlando Pride. Para a final deste sábado, a equipe não contará com a defensora Gabby Carle, lesionada na coxa.
Imagem: espn.com
“Assumimos riscos todos os dias”, declarou González. “Não vamos mudar agora. Sabemos o que fazer e o que funciona.”
Campanha irregular do Gotham
Apesar do título continental, o Gotham teve temporada irregular. A equipe caiu para a oitava posição ao perder para o North Carolina Courage na última rodada da fase regular, mas reagiu ao eliminar o Kansas City Current, dono da melhor campanha, nas quartas de final.
“Foi uma montanha-russa”, resumiu a meio-campista Rose Lavelle. “Tivemos momentos altos, baixos, viagens complicadas. Isso exigiu muita rotação de elenco e adaptação, o que nos preparou para agora.”
A bola rola neste sábado, encerrando a temporada 2025 da NWSL com dois velhos conhecidos e a estrela Trinity Rodman sob todos os holofotes.
Com informações de ESPN
