Próximos jogos

Rose Lavelle decide e dá ao Gotham FC o segundo título da NWSL em três anos

San Jose, Califórnia – Um chute de esquerda de Rose Lavelle aos 80 minutos garantiu a vitória do Gotham FC por 1 a 0 sobre o Washington Spirit, neste sábado (22), no PayPal Park, e selou o bicampeonato da equipe na National Women’s Soccer League (NWSL) em um intervalo de três temporadas.

Como foi o jogo

O duelo, marcado por equilíbrio no meio-campo, teve poucas chances claras até a jogada decisiva. Momentos antes do gol, a volante Hal Hershfelt, do Spirit, deixou o gramado para atendimento médico, deixando sua equipe temporariamente com dez atletas. Mesmo após retornar mancando, o setor defensivo de Washington mostrou desorganização.

Aos 80, a lateral Bruninha avançou pela esquerda e fez o passe rasteiro para Lavelle, que dominou na meia-lua e acertou o ângulo esquerdo de Aubrey Kingsbury. Foi uma das raras escapadas em velocidade na partida.

Caminho até a final

O Gotham FC chegou à decisão apoiado em lances decisivos nos minutos finais. Nas quartas de final, superou o recordista Kansas City Current nos acréscimos da prorrogação. Na semifinal, bateu o Orlando Pride, campeão de 2024, com seu único chute a gol já nos acréscimos.

Espírito vice novamente

O Washington Spirit termina como vice-campeão pelo segundo ano consecutivo. Principal estrela da liga, Trinity Rodman entrou no segundo tempo, atuou pouco mais de 30 minutos e teve participação discreta por conta de uma entorse no ligamento colateral medial sofrida em outubro.

Elenco estrelado, temporada irregular

Apesar de nomes como Lavelle, Jaedyn Shaw e Esther González, o Gotham alternou altos e baixos ao longo do ano e precisou trilhar o caminho mais difícil nos playoffs. Ainda assim, soma agora dois títulos da NWSL (2023 e 2025) e a conquista da Liga das Nações da Concacaf nesta temporada.

O Spirit dominou a temporada regular de 2025, mas viu o troféu escapar nas partidas eliminatórias. O Kansas City Current, líder da fase de pontos, ficou pelo caminho nas quartas.

Com a taça, o Gotham FC reforça a máxima de que, na NWSL, o mata-mata pode superar qualquer campanha de temporada regular.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *