Próximos jogos

Suspenso, Caicedo desfalca Chelsea por três partidas e força Maresca a reorganizar o meio-campo

O técnico Enzo Maresca não poderá contar com Moisés Caicedo nos próximos três compromissos do Chelsea. Expulso no empate por 1 a 1 com o Arsenal, o volante cumprirá suspensão contra o Leeds United nesta quarta-feira, além de ficar fora dos duelos diante de Bournemouth e Everton.

Peça-chave desde a chegada

Contratado do Brighton por 115 milhões de libras em agosto de 2023, Caicedo foi titular em 50 das 51 partidas de Premier League sob comando de Maresca, tendo ficado ausente apenas três vezes antes da atual punição. O treinador realçou sua importância, equiparando-o a Cole Palmer: “Somos melhores com Cole, somos melhores com Moi”, declarou.

Números que sustentam a importância

De acordo com a Opta, nenhum meio-campista das cinco principais ligas europeias registrou mais desarmes (28) ou interceptações (18) nesta temporada. Esses 28 desarmes representam 23% de todas as ações do tipo realizadas pelo Chelsea, segundo maior índice desde 2006/07. O equatoriano também supera nomes como Declan Rice e Ryan Gravenberch em número de tackles e em percentual de duelos vencidos (59%).

Opções de Maresca

A principal alternativa é Andrey Santos, que já atuou como volante e agradou na vitória por 2 a 0 sobre o Burnley em 22 de novembro. Maresca garante que o brasileiro de 21 anos “está pronto” para exercer a função.
Outras possibilidades incluem recuar Enzo Fernández, embora o argentino não ofereça a mesma força física, ou improvisar defensores como Reece James — destaque contra o Arsenal, mas que deve ser poupado em Leeds —, Malo Gusto e Josh Acheampong. Já Dario Essugo e Romeo Lavia seguem lesionados.

Suspenso, Caicedo desfalca Chelsea por três partidas e força Maresca a reorganizar o meio-campo - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Pausa forçada pode ajudar

Antes do jogo com o Arsenal, Caicedo revelou conviver com dores no joelho. Pessoas próximas relatam cansaço pelo ritmo intenso entre clube e seleção, e a FifPro citou o equatoriano como exemplo de “carga de trabalho desigual”. Maresca reconheceu que a suspensão trará um alívio: “Provavelmente esta pausa lhe dará mais descanso”. O volante estará liberado para voltar na partida da Liga dos Campeões contra a Atalanta, na próxima terça-feira.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *