Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi agraciado nesta sexta-feira (data não informada) com o Prêmio FIFA da Paz, honraria criada neste ano pela entidade para reconhecer “ações excepcionais pela paz” e iniciativas que “unem pessoas em todo o mundo”. A entrega ocorreu no Kennedy Center, em Washington, pouco antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026.
O troféu foi entregue pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, que conduziu a premiação ao lado de uma medalha e de um certificado. Trump afirmou ter “salvado dezenas de milhões de vidas” por meio de intervenções diplomáticas e disse ter “evitado guerras antes mesmo de começarem”.
Recorde de ingressos e presença de líderes
Durante o discurso, Trump declarou que o Mundial de 2026 já bateu recorde de vendas de ingressos. “O mundo está mais seguro agora. Os EUA não iam bem há um ano; hoje somos o país mais quente do mundo”, declarou.
Após a premiação, o presidente norte-americano retornou ao palco ao lado da presidente do México, Claudia Sheinbaum, e do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, para realizar o ato simbólico de abertura do sorteio. Os três sortearam as bolas de suas seleções, que já tinham grupos pré-definidos: México no Grupo A (partida de estreia do torneio), Canadá no Grupo B e Estados Unidos no Grupo D. Em seguida, todos posaram para uma selfie tirada por Infantino.
Copa será disputada em três países
O Mundial de 2026 será co-organizado por Estados Unidos, Canadá e México, com jogos agendados de 11 de junho a 19 de julho daquele ano.
Imagem: bbc.com
Reações e controvérsia
A criação do Prêmio FIFA da Paz gerou críticas de setores que apontam risco de politização da entidade. Questionados, dirigentes da FIFA defenderam a iniciativa, lembrando premiações semelhantes, como a concedida em 2019 ao então presidente da Argentina.
No encerramento da cerimônia, Trump brincou sobre a diferença de termos nos EUA: “Temos de encontrar outro nome para a NFL. Isto é futebol; chamamos de soccer, mas é realmente football”.
Com informações de BBC Sport
