O esperado encontro com Lionel Messi em Calcutá terminou em confusão no último sábado (data local). Após pagar até 12 mil rúpias (aproximadamente R$ 730) por ingresso, parte do público no Estádio Salt Lake arrancou assentos, lançou garrafas e cadeiras plásticas em direção ao gramado e invadiu a área de jogo quando o craque argentino deixou o local cerca de 20 minutos depois de aparecer.
A passagem faz parte da “GOAT Tour”, série de ações promocionais previstas em Calcutá, Hyderabad, Mumbai e Délhi. Na capital de Bengala Ocidental, o camisa 10 do Inter Miami foi escoltado por seguranças, dirigentes e celebridades, o que dificultou a visibilidade para a maioria dos torcedores. Ele se limitou a caminhar pelo campo, acenou e, em seguida, foi retirado.
A decepção virou revolta assim que ficou claro que o evento havia terminado. Banners e tendas foram destruídos, e objetos foram atirados tanto nas arquibancadas quanto na pista de atletismo. Muitos presentes esperavam uma breve partida-exibição, conforme divulgado pela agência AFP.
Reações oficiais e investigação
A chefe do governo estadual, Mamata Banerjee, declarou-se “profundamente perturbada e chocada” pelo ocorrido, pediu desculpas a Messi e aos fãs e anunciou a criação de um comitê de inquérito para apurar responsabilidades e propor medidas preventivas. A polícia informou a prisão do principal organizador e estuda formas de reembolsar o público.
A Federação Indiana de Futebol (AIFF) afirmou não ter participação no evento, classificado como privado.
Fãs frustrados
Trabalhadores que gastaram o equivalente a um mês de salário relataram frustração. “Paguei 5 mil rúpias para ver Messi, não políticos”, disse um torcedor à agência Press Trust of India, criticando também policiais e militares que tentavam tirar selfies.
Imagem: bbc.com
Tour começou com estátua de 21 metros
A turnê teve início em Calcutá com a inauguração virtual de uma estátua de 70 pés (21 m) do jogador, construída em 27 dias por 45 operários. Milhares de pessoas visitaram o monumento, compraram camisetas e circularam por uma área temática “Hola Messi”.
Messi esteve acompanhado pelos companheiros de Inter Miami Luis Suárez e Rodrigo de Paul. Mais cedo, o astro do cinema Shah Rukh Khan também se encontrou com o argentino. Ainda na madrugada, fãs lotaram as ruas próximas ao hotel para tentar vê-lo de perto.
Com informações de BBC
