Cinco dias após o fechamento da janela de transferências, o Celtic se pronunciou publicamente para defender a estratégia adotada no mercado de verão. Em comunicado divulgado na noite de sábado (2), o clube escocês afirmou que “gastar dinheiro de forma indiscriminada não é um caminho sustentável para o sucesso”.
A nota, com mais de mil palavras, foi publicada um dia depois de reuniões consideradas “construtivas” com grupos de torcedores. Durante o período de negociações, o atual campeão escocês contratou 12 jogadores, entre eles Sebastian Tounekti, Michel-Ange Balikwisha e Kelechi Iheanacho — trio anunciado após a eliminação na fase preliminar da Liga dos Campeões para o Kairat Almaty, do Cazaquistão.
A queda continental e a saída de nomes como Nicolas Kuhn, Adam Idah e Kyogo Furuhashi provocaram críticas de parte da torcida, que aponta falta de reposição à altura, apesar das reservas financeiras acumuladas pelo clube. O técnico Brendan Rodgers também manifestou desconforto em diferentes momentos, sobretudo com o timing das contratações.
Principais pontos do comunicado
No texto, o Celtic destacou:

Imagem: bbc.com
- As opiniões dos torcedores são levadas “extremamente a sério” e o clube “entende as frustrações”.
- Informações “imprecisas ou enganosas” teriam gerado pedidos de esclarecimento.
- A diretoria segue um modelo autossustentável para garantir o futuro da instituição e cumprir as regras financeiras da Uefa.
- As reservas de caixa “não são relevantes” para esses regulamentos.
- Negociações só avançam quando o jogador é identificado, aprovado pelo técnico e enquadrado no modelo financeiro.
- A capacidade de contratar não depende da classificação à Liga dos Campeões.
- O objetivo é fechar contratações o quanto antes, embora vários fatores fora do controle do clube possam interferir.
- A estratégia de mercado será constantemente analisada e aprimorada.
“Jamais comprometeremos a integridade financeira do Celtic”, reforça o comunicado, que ainda ressalta a destinação equilibrada das reservas para recrutamento, infraestrutura e desenvolvimento de longo prazo. O clube conclui afirmando que busca o sucesso em campo “enquanto se mantém forte e seguro fora dele”.
Com informações de BBC Sport