O Chelsea acertou a contratação da atacante norte-americana Alyssa Thompson, de 20 anos, junto ao Angel City, em acordo que estabelece o novo recorde de gasto do clube londrino no futebol feminino.
A jogadora já passou por exames médicos e deverá assinar contrato de cinco temporadas. Fontes ligadas ao Chelsea afirmam que o valor da negociação gira em torno de pouco menos de £1 milhão. Nos Estados Unidos, porém, pessoas próximas à transferência falam em £1,1 milhão de taxa inicial, podendo chegar a £1,4 milhão com bônus.
Marca na WSL permanece intacta
Mesmo com a quantia recorde interna, a transferência não supera o maior gasto da Superliga Feminina da Inglaterra (WSL), os £1 milhão pagos pelo Arsenal por Olivia Smith, em julho. O montante, contudo, ultrapassa o antigo recorde do Chelsea, obtido em janeiro pela zagueira norte-americana Naomi Girma.
Reforço para um ataque desfalcado
A chegada de Thompson reforça um setor desfalcado: a colombiana Mayra Ramírez trata lesão muscular e só volta em janeiro, enquanto a inglesa Lauren James está fora da estreia do campeonato contra o Manchester City, na sexta-feira, às 19h30 (horário local), em Stamford Bridge.
Sequência de investimentos
Atual hexacampeão consecutivo da WSL, o Chelsea mantém investimento pesado sob a direção de Sonia Bompastor. Além de Girma, o clube contratou neste verão a lateral australiana Ellie Carpenter.
Trajetória de Alyssa Thompson
Considerada uma das atletas mais promissoras do futebol feminino, Thompson soma 22 partidas e três gols pela seleção dos Estados Unidos. Foi escolha número 1 do Draft da NWSL em 2023, ainda no ensino médio. Na ocasião, o Angel City pagou US$ 450 mil a Portland Thorns e Gotham FC para obter a primeira escolha, quantia então recorde na liga.

Imagem: bbc.com
A atacante marcou após 11 minutos em sua estreia profissional e, em 2024, atuou ao lado da irmã Gisele, primeiro par de irmãs titular na história da competição. Thompson disputou a Copa do Mundo de 2023 e conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de 2024 sob comando de Emma Hayes</strong.
Em janeiro, o Angel City prorrogou seu vínculo até 2028, o que elevou o preço exigido agora pelo clube inglês.
Com informações de BBC Sport