Khamzat Chimaev é o novo campeão peso-médio (84 kg) do UFC. Na luta principal do UFC 319, disputado no sábado (16) em Chicago, Estados Unidos, o russo superou o sul-africano Dricus du Plessis por decisão unânime dos juízes e levou o cinturão da categoria.
Além de manter a invencibilidade no MMA profissional — agora com 15 vitórias em 15 lutas —, Chimaev quebrou dois recordes da organização: 510 golpes significativos conectados e 21 minutos e 40 segundos de controle no solo, marcas registradas nos cinco rounds do confronto.
Como foi a luta
Chimaev impôs o seu ritmo desde os primeiros segundos. Logo na primeira investida, derrubou Du Plessis e passou a guarda, mantendo o controle por cima sem permitir ações contundentes do adversário. O cenário se repetiu ao longo dos três assaltos iniciais, sempre com o russo buscando quedas rápidas e neutralizando o campeão no grappling.
No quarto round, o domínio continuou: antes do primeiro minuto, Chimaev já havia colocado o sul-africano novamente no chão, limitando-o à defesa. No quinto e último assalto, Du Plessis tentou manter a luta em pé, mas acabou derrubado mais uma vez. O sul-africano ainda conseguiu inverter a posição e arriscou uma guilhotina, sem sucesso. Nos segundos finais, tentou reagir na trocação, porém não teve força para mudar o resultado.

Imagem: uol.com.br
Demais resultados do UFC 319
- Lerone Murphy nocauteou Aaron Pico;
- Carlos Prates nocauteou Geoff Neal;
- Michael Page derrotou Jared Cannonier por decisão unânime;
- Tim Elliott finalizou Kai Asakura;
- Baysangur Susurkaev finalizou Eric Nolan;
- Michał Oleksiejczuk venceu Gerald Meerschaert por nocaute técnico;
- Loopy Godinez superou Jéssica Bate-Estaca por decisão unânime;
- Alexander Hernandez venceu Chase Hooper por nocaute técnico;
- Drakkar Klose derrotou Edson Barboza por decisão unânime;
- Karine Killer venceu Dione Barbosa por decisão unânime;
- Joseph Morales finalizou Alibi Idiris.
Com a vitória dominante e o novo cinturão, Khamzat Chimaev passa a liderar oficialmente a divisão até 84 kg do UFC.
Com informações de UOL