A Conmebol inicia no fim de agosto a licitação dos direitos de transmissão da Libertadores, Sul-Americana e Recopa referentes ao ciclo 2027-2030. Segundo o colunista Marcel Rizzo, do Estadão, estarão em jogo cinco pacotes de mídia: TV aberta, TV por assinatura, streaming pago, highlights e o recém-criado streaming aberto.
TV aberta
Três emissoras planejam entregar propostas: Globo, SBT e Record. A Globo, atual detentora do torneio, é apontada como favorita a manter o direito de exibir as partidas em sinal aberto.
TV por assinatura
No cabo, a Globo tentará recuperar o torneio, hoje exibido pela ESPN, para retornar os jogos ao SporTV.
Streaming pago
O pacote destinado a plataformas sob assinatura, atualmente explorado por ESPN (via Disney+) e Paramount+, deve atrair HBO Max, Amazon Prime Video, Apple TV, DAZN e Netflix. A Paramount, que havia sinalizado a intenção de não disputar o novo ciclo, voltou atrás e deve apresentar proposta.
Streaming aberto
Principal novidade da concorrência, o pacote gratuito mira canais similares a CazéTV e Goat, no YouTube. A GE TV, projeto digital da Globo, também pretende concorrer. A expectativa é que o novo formato amplie a arrecadação e, por consequência, aumente a premiação das competições.

Imagem: uol.com.br
Highlights
O direito de exibir melhores momentos — liberados três minutos após o ao vivo — permanecerá separado. Atualmente nas mãos da CazéTV, via Livemode, o pacote deve ser novamente disputado. A agência assumiu o contrato em fevereiro de 2025, depois que o OneFootball, vencedor inicial da licitação de 2022, desistiu do acordo.
Com a definição dos vencedores prevista para os próximos meses, as negociações delineiam a configuração da transmissão dos principais torneios sul-americanos a partir de 2027.
Com informações de UOL Esporte