Próximos jogos

Copa do Mundo de 2026 terá pausa de três minutos para hidratação em cada tempo

A Fifa determinou que todos os jogos da Copa do Mundo de 2026 contarão com uma pausa de três minutos para hidratação em cada tempo. A interrupção ocorrerá aos 22 minutos de cada etapa e será aplicada independentemente das condições climáticas, com o objetivo de “priorizar o bem-estar dos atletas” e garantir igualdade entre as seleções.

O torneio está marcado para junho e julho de 2026 nos Estados Unidos, Canadá e México. Especialistas alertam que altas temperaturas, incêndios florestais e até furacões podem afetar jogadores, torcedores e trabalhadores dos estádios.

Um relatório recente do Football for the Future e da Common Goal, intitulado “Pitches in Peril”, indica que 10 dos 16 palcos do Mundial apresentam “risco muito alto” de estresse térmico extremo.

No Mundial de Clubes disputado entre junho e julho do ano passado, atletas e técnicos já haviam reclamado do calor. O meia Enzo Fernández, do Chelsea, chegou a dizer que sentiu “tontura” atuando em condições que classificou como “muito perigosas”. Na última semana, o técnico Thomas Tuchel afirmou que cogita deixar os reservas no vestiário durante as partidas para reduzir a exposição às altas temperaturas.

Segundo a Fifa, as novas pausas representam uma “versão simplificada” dos breaks de refrigeração usados em competições anteriores, que eram obrigatórios apenas quando a temperatura ultrapassava 32 °C. O calor também motivou a entidade a estabelecer 13 horários diferentes de início dos jogos em 2026.

Copa do Mundo de 2026 terá pausa de três minutos para hidratação em cada tempo - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

“Em cada jogo, não importa o local, se há cobertura ou a temperatura ambiente, haverá uma pausa de três minutos. Serão três minutos do apito ao apito em ambos os tempos”, explicou o diretor de competições, Manolo Zubiria. Ele acrescentou que, se houver paralisação por lesão no momento previsto para a pausa, a situação será resolvida pelo árbitro.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *