São Paulo (SP) – O Corinthians cedeu, em agosto de 2024, os 30% de direitos econômicos que ainda possuía sobre o atacante Pedro ao Zenit, da Rússia, sem tornar a operação pública. O repasse serviu para abater uma dívida com o empresário do jogador, Fernando Garcia, da Elenko Sports, e zerar uma pendência financeira com o próprio clube russo relacionada à contratação de Yuri Alberto.
A negociação ocorreu durante a gestão do então presidente Augusto Melo e não teve os valores divulgados. Fontes ligadas à transação afirmam que o montante ficou abaixo do preço de mercado estimado para a fatia negociada.
Com a venda silenciosa, o Corinthians deixa de receber cerca de R$ 70 milhões que poderiam entrar nos cofres em caso de transferência de Pedro do Zenit para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. A possível operação, avaliada em 35 milhões de euros, renderia ao clube do Parque São Jorge apenas 2,5% do valor final — aproximadamente R$ 5 milhões — pelo mecanismo de clube formador.
A informação sobre a cessão dos direitos foi inicialmente divulgada pelo repórter Bruno Cassucci, do ge, e confirmada pelo UOL. Procurado, Augusto Melo não respondeu aos contatos da reportagem até a publicação desta matéria.

Imagem: uol.com.br
Com informações de UOL