O técnico Craig Bellamy reconheceu que a seleção do País de Gales sentiu a diferença de nível no amistoso em que foi derrotada pelo Canadá por 1 a 0, no estádio Swansea.com. “Sabíamos que existia um abismo, e vimos isso em campo. Se não expusermos os jovens agora, quando faremos isso?”, declarou o treinador após a partida.
No período da Data Fifa de setembro, Bellamy promoveu as estreias de Dylan Lawlor, Ronan Kpakio, Joel Colwill e Kai Andrews. Entre eles, Lawlor foi elogiado pelo desempenho na vitória de 1 a 0 sobre o Cazaquistão, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Já Kpakio, de 18 anos e com apenas 14 jogos como profissional pelo Cardiff City, teve dificuldades contra a equipe norte-americana.
Ex-jogadoras da seleção, Nia Jones e Kath Morgan, manifestaram preocupação com o impacto do resultado nos recém-chegados. “Temo que alguns possam ter saído dos planos de Bellamy”, afirmou Jones à BBC Match of the Day Wales. Morgan, em entrevista à BBC Radio Cymru, sugeriu que parte dos atletas teria mais proveito atuando ainda pela equipe sub-21.
O ex-zagueiro Ashley Williams, que somou 86 partidas pela seleção, saiu em defesa de Kpakio. “Foi uma noite dura, mas ele também fez coisas boas. Não deixe que isso abale a confiança”, disse o ex-capitão.
Para o amistoso, Gales não contou com vários titulares: Ethan Ampadu, Joe Rodon, Nathan Broadhead, Kieffer Moore, Danny Ward, Aaron Ramsey, Connor Roberts e Jay Dasilva ficaram fora por lesão ou questões físicas. Bellamy admitiu preocupação com o elenco reduzido e disse que “vai rezar” para evitar novas baixas antes do encontro com a Inglaterra em Wembley e do duelo contra a Bélgica, pelas Eliminatórias, ambos em outubro.

Imagem: bbc.com
Apesar da derrota, o meia David Brooks destacou o esforço dos novatos. “Temos um bom time que costuma jogar as eliminatórias e, hoje, muito talento jovem foi colocado à prova. Eles podem se orgulhar”, comentou.
O Canadá, 28.º colocado no ranking da Fifa, três posições à frente de Gales, apresentou intensidade e velocidade sob o comando de Jesse Marsch, fatores apontados por Bellamy como parte do teste necessário para avaliar a profundidade do elenco.
Com informações de BBC Sport