Londres (ING) – Convocado pela primeira vez para a seleção principal da Inglaterra, o lateral-direito Djed Spence, 25 anos, declarou que espera servir de inspiração a futuras gerações caso se torne o primeiro jogador muçulmano a defender o time nacional masculino.
Revelado pelo Middlesbrough e contratado pelo Tottenham em 2022, Spence soma seis partidas pela equipe sub-21 inglesa. Agora, ele integra o elenco que disputará as Eliminatórias da Copa do Mundo contra Andorra, sábado (no Villa Park), e Sérvia, terça-feira, em Belgrado.
Virada na carreira
Emprestado três vezes pelo Tottenham – Rennes, Leeds United e Genoa – o defensor ganhou espaço no elenco dos Spurs na temporada passada. Até 15 de dezembro, havia atuado apenas 64 minutos na Premier League 2024/25; a partir dessa data, completou os 90 minutos em 19 dos 22 jogos seguintes.
Fora da lista da fase de grupos da Liga Europa, Spence foi incluído no mata-mata, disputou 180 minutos na vitória sobre o AZ Alkmaar nas oitavas de final e entrou no segundo tempo da final diante do Manchester United, título que encerrou jejum de 17 anos do clube e garantiu vaga na Liga dos Campeões.
Expectativas e fé
Embora a Federação Inglesa não registre a religião dos atletas, entende-se que Spence possa ser o primeiro muçulmano a vestir a camisa da equipe principal. “É uma bênção, algo incrível. Nos momentos mais difíceis, sempre senti que Deus estava ao meu lado”, afirmou.
O jogador diz não sentir pressão extra por causa da crença. “Jogo com um sorriso no rosto. Se eu consigo, qualquer criança, muçulmana ou não, também pode”, afirmou.

Imagem: bbc.com
Olho da comissão técnica
No ciclo anterior, o técnico Thomas Tuchel cogitou convocá-lo, mas a vaga ficou com o jovem Myles Lewis-Skelly, do Arsenal. Em 2022, o treinador do sub-21, Lee Carsley, deu ao lateral a primeira oportunidade na categoria, contra a Albânia. Lesionado, Spence perdeu o Europeu sub-21 de 2023, conquistado pelos ingleses.
Carsley elogiou o atleta: “É empolgante, ataca, defende, dribla. Não vejo teto para onde pode chegar”.
Com minutos em todos os jogos do Tottenham no atual campeonato nacional, Spence recebe agora a chance de estrear pela seleção principal. “Jogar pela Inglaterra é um grande feito. O técnico e os companheiros me deixaram à vontade”, concluiu.
Com informações de BBC Sport