10 set. 2025 – A Data FIFA marcou vitórias importantes nos Estados Unidos, na América do Sul e na África, além de registrar o provável fim de Lionel Messi em jogos de eliminatórias.
Estados Unidos reagem em Columbus
Três dias depois da derrota por 2 a 0 para a Coreia do Sul em Harrison, Nova Jersey, a seleção norte-americana bateu o Japão por 2 a 0 na noite de terça-feira (9) no Lower.com Field, em Columbus, Ohio. O técnico Mauricio Pochettino promoveu cinco mudanças e adotou um esquema 3-4-3, semelhante ao utilizado em seus tempos de Southampton e Tottenham.
Christian Pulisic comandou as ações ofensivas, recuperando bolas, criando chances e servindo Folarin Balogun para o primeiro gol. Alex Zendejas, do Club América, fechou o placar. O amistoso não contou com vários titulares japoneses, poupados após empate com o México, nem com a escalação considerada ideal dos EUA.
Os norte-americanos encerram 2025 com amistosos contra Equador, Austrália, Paraguai e Uruguai, todos em solo americano. Há negociações para enfrentar Bélgica e Portugal em março de 2026.
Bolívia vai à repescagem; Cabo Verde surpreende na África
Com Argentina, Equador, Colômbia, Uruguai, Brasil e Paraguai já classificados, a última rodada sul-americana concentrou as atenções em Venezuela e Bolívia pela sétima colocação, que leva à repescagem intercontinental. A Venezuela perdeu por 6 a 3 para a Colômbia, e a Bolívia aproveitou: venceu o Brasil por 1 a 0 em El Alto, a 4.150 metros de altitude, graças a pênalti contestado, e garantiu o lugar na repescagem.
La Verde somou 20 pontos como mandante, recorde em uma campanha de Eliminatórias, e volta a sonhar com uma Copa do Mundo após 32 anos – a última participação foi em 1994, também nos Estados Unidos.

Imagem: espn.com
Na África, Cabo Verde superou Camarões por 1 a 0 e abriu cinco pontos de vantagem no topo do grupo. A seleção, que alcançou as quartas de final da Copa Africana de Nações de 2023, precisa de mais uma vitória em dois jogos para disputar sua primeira Copa do Mundo.
Último capítulo de Messi nas Eliminatórias; Ronaldo empata recorde
Na quinta-feira (4), em Buenos Aires, Lionel Messi marcou dois gols na vitória da Argentina por 3 a 0 sobre a Venezuela, encerrando sua participação em Eliminatórias com 36 gols em 72 partidas – maior marca da CONMEBOL. Aos 38 anos, o atacante admitiu que ainda não decidiu se disputará a Copa de 2026. Ele não jogou na derrota por 1 a 0 para o Equador, terça-feira (9), e voltou aos Estados Unidos para a reta final do Inter Miami na MLS.
Na Europa, Cristiano Ronaldo balançou a rede duas vezes na goleada de Portugal por 5 a 0 sobre a Armênia e converteu pênalti na vitória por 3 a 2 contra a Hungria. O atacante de 40 anos chegou a 39 gols em Eliminatórias, igualando o recorde do guatemalteco Carlos Ruíz, e ampliou sua contagem geral para 141 gols em 223 partidas pela seleção. O português pretende disputar seu sexto Mundial em 2026, quando terá 41 anos.
Com informações de ESPN