Liverpool (ING), 4 nov (BBC) – O técnico inglês Matt Beard, que comandou o time feminino do Liverpool em duas passagens, faleceu aos 47 anos. O clube confirmou a morte neste domingo (4).
Beard conduziu as Reds a dois títulos consecutivos da Women’s Super League (WSL) em 2013 e 2014. Retornou a Anfield em 2021, garantiu a volta da equipe à elite após o acesso na Women’s Championship e deixou o cargo em fevereiro deste ano.
Carreira e conquistas
No primeiro período em Liverpool, o treinador liderou a estreia do clube na Liga dos Campeões feminina. Entre suas experiências anteriores e posteriores estão Millwall Lionesses, Chelsea, West Ham, Boston Breakers (NWSL) e uma passagem interina pelo Bristol City.
Em junho, Beard assumiu o Burnley, mas pediu demissão apenas dois meses depois.
Repercussão
Em nota, o Liverpool descreveu Beard como “extremamente dedicado, bem-sucedido e uma pessoa de grande integridade e calor humano”.
Mark Beard, irmão do treinador, homenageou-o nas redes sociais: “O homem mais incrível e carinhoso, amado por todos que o conheceram. Nós te amaremos para sempre, Matt”.
A Federação Inglesa (FA) classificou o técnico como “figura-chave” no futebol feminino. A WSL afirmou que Beard “teve papel fundamental no crescimento da modalidade”.

Imagem: bbc.com
O Burnley informou que a partida desta segunda-feira contra o West Brom, pela Women’s National League, foi adiada. Já o Millwall Lionesses, clube onde Beard iniciou a carreira de treinador, também lamentou a perda.
Richard Bevan, diretor‐executivo da Associação de Treinadores da Liga (LMA), destacou que Beard “foi um verdadeiro campeão do futebol feminino e peça importante na profissionalização do esporte nos últimos 15 anos”.
Muitos nomes do futebol feminino prestaram tributo, entre eles Emma Hayes, ex-técnica do Chelsea (“um dos melhores seres humanos”), Carla Ward, técnica da República da Irlanda (“de coração partido”) e a ex-jogadora Gilly Flaherty (“o melhor treinador e amigo que eu poderia ter”).
Matt Beard deixa esposa, filhos e um legado marcado por títulos e pela defesa do futebol feminino no Reino Unido e nos Estados Unidos.
Com informações de BBC Sport