Próximos jogos

Gilberto Mora, o prodígio de 16 anos que já se destaca na seleção mexicana

Aos 16 anos e 265 dias, Gilberto Mora entrou para a história do futebol mexicano ao ser titular na vitória do México sobre os Estados Unidos, em julho, na final da Copa Ouro da Concacaf, disputada em Houston. O meio-campista superou a marca recém-batida por Lamine Yamal e tornou-se o mais jovem jogador a conquistar um grande torneio internacional de seleções.

Ascensão meteórica

Mora debutou na Liga MX pelo Club Tijuana aos 15 anos e 308 dias, tornando-se o atleta mais novo a atuar e a dar assistência pelo clube. Menos de duas semanas depois, balançou as redes e virou o goleador mais jovem da competição. Em janeiro, vestiu a camisa da seleção principal pela primeira vez, novamente como recordista de idade.

Filho do ex-jogador Gilberto Mora, o adolescente nasceu em Tuxtla Gutiérrez e mudou-se para Tijuana aos seis anos. Ingressou nas categorias de base do Xolos aos 10 e, desde então, vem acumulando elogios por maturidade, visão de jogo e movimentação.

Planos para 2026

Inicialmente, dirigentes locais discutiam se o meio-campista deveria disputar o Mundial Sub-17 ou o Sub-20 deste ano. A decisão foi encaminhá-lo ao torneio Sub-20, no Chile, após ele abrir mão dos amistosos da seleção principal contra Japão e Coreia do Sul. O objetivo é prepará-lo para o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2026, marcado para 11 de junho, na Cidade do México.

Reconhecimento e elogios

“Gil tem apenas 16 anos e já compete contra adultos no mais alto nível, fazendo a diferença pelo país”, afirmou Jorge Alberto, proprietário do Club Tijuana. O centroavante Raúl Jiménez, autor do gol decisivo na semifinal da Copa Ouro contra Honduras após passe de Mora, destacou a personalidade do jovem: “Ele joga com confiança e pode inspirar a próxima geração”.

Em agosto, diante do LA Galaxy, Mora marcou dois gols e ouviu aplausos de torcedores de ambos os clubes. Situação semelhante ocorreu em Colorado, conforme relatou Jorge Alberto, reforçando a rápida popularidade do meia pelo país.

Gilberto Mora, o prodígio de 16 anos que já se destaca na seleção mexicana - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Estrutura fora de campo

Representado pela empresária brasileira Rafaela Pimenta, o jogador estuda em escolas bilíngues e recebe aulas particulares de inglês. No mês passado, concedeu entrevista coletiva em inglês antes do duelo da Leagues Cup contra o Colorado Rapids. “O que me chamou atenção foi a seriedade, o foco e o nível de inglês dele”, disse Pimenta.

Rumores já ligam Mora ao Real Madrid, clube que no passado contou com os mexicanos Hugo Sánchez e Javier Hernández. Por ora, no entanto, o objetivo declarado do atleta é se firmar na seleção e protagonizar o Mundial que o México sediará em 2026.

As próximas partidas e campeonatos indicarão até onde o garoto de Tijuana pode chegar, mas os números e o impacto imediato sugerem que o futebol mexicano tem, em Gilberto Mora, uma nova referência em construção.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *