A atacante Ashley Cheatley, de 30 anos, do Brentford, foi incluída na lista de finalistas ao Prêmio Marta, concedido pela Fifa ao gol mais bonito do futebol feminino na temporada.
O lance aconteceu em novembro do ano passado, na primeira fase da Copa da Inglaterra. Cheatley dominou a bola com a coxa direita, encobriu a zagueira e concluiu com uma bicicleta que abriu o placar contra o Ascot United, equipe de uma divisão acima.
A jogada rendeu à atleta, apelidada pelos torcedores de “Cheat Code”, uma indicação ao lado de nomes consagrados como Mariona Caldentey (Arsenal e Espanha), Vivianne Miedema (Manchester City e Países Baixos) e a brasileira Marta, que dá nome ao prêmio.
Campanha e carreira
Reforço do Brentford desde o início da temporada 2024/25, após passagem pelo Ashford Town, Cheatley marcou 46 gols em todas as competições no último ano, contribuindo para o acesso das Abelhas da sexta divisão regional londrina para a quinta divisão do futebol feminino inglês.
Antes, a atacante atuou por Millwall, QPR e Ashford Town. Este não foi seu primeiro ensaio de bicicleta: pela equipe anterior, acertou o travessão em jogo contra o Norwich City, então rival direto pelo título.
Reação surpresa
Cheatley afirmou ter ficado incrédula com a indicação. “Estava na banheira quando meu celular começou a vibrar com várias mensagens. Desci e perguntei para a família se tinham visto o que tinha acontecido”, contou. “Ainda não assimilei. Estava no estacionamento do Tesco pensando: ‘isso é real?’”.
Imagem: bbc.com
Moradora de West London, a jogadora enxerga o estádio G-Tech Community Stadium de casa e, fora dos gramados, trabalha no suporte técnico da plataforma de venda de ingressos do próprio Brentford. “Minha vida é basicamente Brentford”, resume.
Votação aberta
O vencedor do Prêmio Marta será definido por votação popular combinada com a avaliação de um painel de “lendas da Fifa”. O público pode votar até 28 de novembro.
Apesar do feito, Cheatley mantém os pés no chão: “Se eu nunca mais marcar outro golaço na carreira, tudo bem. Este já valeu”.
Com informações de BBC Sport
