MANCHESTER (ING), 18.set.2025 – Com um gol que o colocou na história da UEFA Champions League, Erling Haaland liderou o Manchester City na vitória por 2 a 0 sobre o Napoli, nesta quarta-feira, pela primeira rodada da fase de liga do torneio, no Etihad Stadium.
O confronto ficou encaminhado aos 21 minutos do primeiro tempo, quando Giovanni Di Lorenzo foi expulso. O lateral italiano derrubou Haaland em lance claro de gol; o árbitro alemão Felix Zwayer consultou o VAR Christian Dingert e, após rever o lance no monitor, mostrou o cartão vermelho.
Com um jogador a mais, o City controlou a partida apesar da postura defensiva armada por Antonio Conte. O treinador do Napoli chegou a retirar Kevin De Bruyne, que fazia seu retorno ao estádio, para colocar o defensor Mathías Olivera ainda antes do intervalo. O goleiro Vanja Milinkovic-Savic também adiou o primeiro gol com boas defesas.
A rede só balançou depois do intervalo. Aos 8 minutos do segundo tempo, Rodri encontrou Phil Foden, que aplicou um toque sutil por cima da zaga. Haaland cabeceou com precisão e abriu o placar, marcando seu oitavo gol nos últimos três jogos e tornando-se o jogador mais rápido a chegar a 50 gols na Champions: 49 partidas, superando o recorde de Ruud van Nistelrooy (62 jogos, em 2007).
O segundo gol saiu aos 65 minutos. Jérémy Doku aproveitou espaço pela esquerda e fechou a conta, permitindo que Pep Guardiola poupasse Rodri e Haaland pensando no duelo de domingo, contra o Arsenal, no Emirates.

Imagem: espn.com
Apesar de casas de apostas apontarem Liverpool, Paris Saint-Germain, Arsenal, Barcelona e Real Madrid como favoritos, Guardiola mostrou incômodo com a condição de “azarão”. “Estamos muito satisfeitos. Contra dez jogadores mantivemos a calma e cada passe teve intenção”, afirmou o técnico, destacando ainda o impacto de Haaland: “Os números falam por si. Somos sortudos por tê-lo”.
Campeão europeu em 2023, o City inicia a edição 2025/26 tentando apagar a eliminação precoce da temporada passada, quando caiu antes das oitavas pela primeira vez desde 2012/13.
Com informações de ESPN