A seleção feminina da Irlanda do Norte foi superada pela Islândia por 2 a 0 no jogo de ida do playoff de acesso/descenso da Liga das Nações, disputado em Belfast. Mesmo com o resultado adverso, a treinadora Tanya Oxtoby afirmou que a equipe “ainda está viva no confronto”.
Como foi o jogo
O time comandado por Thorsteinn Halldorsson dominou as ações e abriu o placar aos 31 minutos. Glódis Viggósdóttir aproveitou cobrança de falta de Karolina Vilhjálmsdóttir e, de cabeça, superou a goleira Jackie Burns.
Na segunda etapa, a Irlanda do Norte continuou mostrando solidez defensiva em lances de bola rolando, mas voltou a sofrer em jogadas aéreas. Aos 75 minutos, Ingibjörg Sigurðardóttir cabeceou após escanteio e selou o 2 a 0 para as islandesas.
Desfalques e chances criadas
As norte-irlandesas entraram em campo sem as lesionadas Simone Magill, Laura Rafferty, Ellie Mason e Brenna McPartlan. Rebecca Holloway cumpriu suspensão. Mesmo assim, o time de Oxtoby, atualmente 44º no ranking da Fifa, criou algumas oportunidades: a estreante Mia Moore finalizou para fora, e Emily Wilson também levou perigo, mas não acertou o alvo.
Palavra da treinadora
“Não celebramos derrotas, mas a atuação foi excepcional”, disse Oxtoby. “Não sofremos gols com a bola em jogo. O primeiro gol poderia ter sido evitado, porém vamos aprender com isso. É 2 a 0 e ainda estamos na disputa. Estou orgulhosa do grupo.”
Imagem: bbc.com
A técnica elogiou a postura defensiva e mostrou otimismo para o duelo de volta, marcado para terça-feira. “Contra equipes fortes, ficamos menos com a bola e precisamos sofrer. O grupo se manteve unido. Queríamos manter a organização e explorar o contra-ataque.”
O vencedor do confronto garantirá vaga na Liga A da próxima edição da Liga das Nações feminina.
Com informações de BBC Sport
