Jogadores da LaLiga rejeitam disputa de Barça x Villarreal em Miami

A Associação de Futebolistas Profissionais da Espanha (AFE) anunciou, nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, que é contra a transferência da partida entre Barcelona e Villarreal, válida pela LaLiga, para Miami, em dezembro.

Segundo a entidade, os capitães dos 20 clubes da primeira divisão se reuniram no mesmo dia para analisar a solicitação apresentada pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) no início do mês, encaminhada à UEFA e à FIFA, para que um jogo do campeonato nacional seja realizado fora do país.

Em comunicado, a AFE afirmou que “a falta de diálogo e de informações fornecidas pela LaLiga” impede o apoio à proposta. A associação acrescentou que pediu um relatório detalhado à liga para repassar aos atletas, mas recebeu apenas atualizações sobre o andamento do processo de autorização.

Os capitães das equipes se posicionaram contra a realização de uma partida da liga fora da Espanha”, declarou a AFE. A entidade considera o projeto desrespeitoso com os jogadores, pois altera a logística esportiva e envolve viagem internacional dentro de uma competição doméstica.

A LaLiga tenta levar um jogo oficial aos Estados Unidos desde 2018. Barcelona, Villarreal, Girona e Atlético de Madrid já se mostraram dispostos em diferentes ocasiões. O principal avanço ocorreu neste mês, quando a RFEF concordou em solicitar a UEFA e a FIFA que o duelo originalmente marcado para o fim de semana de 20 de dezembro, no qual o Villarreal seria mandante, seja disputado no Hard Rock Stadium, em Miami.

Além da aprovação das duas entidades, o plano ainda depende do aval da U.S. Soccer e da Concacaf. A recente resolução de uma ação judicial envolvendo a Relevant Sports, parceira comercial da LaLiga nos EUA, U.S. Soccer e FIFA abriu caminho para que uma liga estrangeira realize partida oficial no país.

Depois de o Real Madrid declarar oposição à iniciativa, o posicionamento da AFE reforça a resistência interna. “Estamos unidos. Queremos respeito e transparência”, finaliza a nota, exigindo que as instituições espanholas forneçam todas as informações e promovam diálogo prévio com os principais envolvidos: os jogadores.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *