Museu do Futebol homenageia jogadoras indígenas com programação gratuita em agosto

São Paulo – Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado neste sábado (9), o Museu do Futebol, na capital paulista, abriu uma série de atividades gratuitas que seguem até 31 de agosto e têm como foco mulheres indígenas que praticam futebol.

A agenda inclui apresentações artísticas, exibições de filmes, rodas de conversa e outras iniciativas conduzidas por atletas de diferentes comunidades. Um dos pontos altos é o Ritual Kuery Kaguy Ijá – Guerreiros Guardiões e Guardiãs da Floresta & Coral Mbarete, do povo Guarani Mbyá, que utiliza a dança para ensinar técnicas de autodefesa, trabalhando reflexo e resistência.

Exposição destaca o futebol feminino Guarani Mbyá

A mostra Jaraguá Kunhangue Ougas – O Jogo das Mulheres reúne fotografias, vídeos e objetos produzidos pelas próprias atletas, registrando partidas e momentos do cotidiano no território Jaraguá. Para a jogadora e ativista Susana Pakua, as imagens ajudam a reforçar a identidade do grupo e a importância do lazer na vida das comunidades indígenas.

Susana também ressalta que o Dia Internacional dos Povos Indígenas é lembrado como data de luto pelas mortes e violências sofridas ao longo da história, mas serve, ao mesmo tempo, para homenagear os ancestrais que lutaram pelo direito à autodeterminação.

Museu do Futebol homenageia jogadoras indígenas com programação gratuita em agosto - Imagem do artigo original

Imagem: agenciabrasil.ebc.com.br

Serviço

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, no bairro do Pacaembu, e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h. Todas as atividades relacionadas à homenagem às jogadoras indígenas são gratuitas.

Com informações de Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *