O atacante Neymar deixou o gramado em lágrimas neste domingo (18) depois da derrota do Santos por 6 a 0 para o Vasco da Gama, na Vila Belmiro, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
O resultado representa o revés mais pesado da carreira do camisa 10 e a primeira vez que o Santos sofre seis gols em casa em um jogo da elite nacional. A equipe, oito vezes campeã brasileira, permanece a apenas dois pontos da zona de rebaixamento.
Demissão após o apito final
Horas depois da goleada, o técnico Cleber Xavier, 61 anos, foi demitido. Contratado no fim de abril, ele acumulou cinco vitórias em 15 partidas. O clube voltou à Série A em novembro passado, após um ano na Segunda Divisão.
Show vascaíno e fim do jejum
O Vasco encerrou sequência de cinco rodadas sem triunfos e alcançou sua maior vitória em 17 anos na liga. O ex-jogador de Liverpool e Aston Villa, Philippe Coutinho, marcou dois gols. O resultado tirou os cariocas da zona de descenso, deixando-os um ponto atrás do Santos.
Declarações de Neymar
“Estou envergonhado. A atuação foi terrível”, afirmou o atacante, de 33 anos. “O torcedor tem todo direito de protestar, desde que sem violência. As lágrimas foram de raiva. Cada um precisa chegar em casa e refletir sobre o que quer fazer.”

Imagem: bbc.com
Retorno e números do camisa 10
Neymar voltou ao clube que o revelou em janeiro, após rescindir com o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Em junho, assinou novo vínculo de seis meses. No período, soma seis gols e três assistências em 21 partidas, sendo três gols em 11 jogos da Série A. O atacante, recordista de gols da seleção brasileira, já havia saído machucado aos 34 minutos de sua primeira partida como titular no campeonato, o que o deixou fora das cinco rodadas seguintes devido a problema muscular.
Próximos compromissos
O Santos volta a campo em 24 de agosto, fora de casa, contra o quarto colocado Bahia.
Com informações de BBC Sport