ASSUNÇÃO (05.set.2025) – O presidente do Paraguai, Santiago Peña, decretou feriado nacional nesta sexta-feira, 5 de setembro, em comemoração ao retorno da seleção paraguaia à Copa do Mundo depois de 16 anos.
A decisão foi anunciada poucas horas após o empate sem gols contra o Equador, na noite de quinta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, resultado que garantiu à Albirroja a última vaga direta das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2026, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México. A classificação veio com uma rodada de antecedência.
Milhares de torcedores tomaram as ruas de Assunção na madrugada de sexta-feira. Em vídeo publicado na rede social X, Peña declarou: “Este é um sonho realizado para todos os paraguaios, e por isso amanhã é feriado, para que possamos festejar juntos. Estamos de volta à Copa do Mundo e estamos todos comemorando!”.
Trajetória sob comando de Gustavo Alfaro
Há 13 meses, a Associação Paraguaia de Futebol contratou o técnico argentino Gustavo Alfaro, de 63 anos, após demitir Daniel Garnero na sequência da eliminação ainda na fase de grupos da Copa América de 2024, quando o Paraguai perdeu as três partidas.
A seleção havia vencido apenas um dos seis primeiros jogos das Eliminatórias antes da chegada de Alfaro. Desde então, soma cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota – 1 a 0 para o Brasil, em 11 de junho. O time superou Argentina, Brasil, Uruguai e Chile durante a campanha.
“Não quero ir à Copa apenas para participar, quero competir pelo máximo”, afirmou Alfaro. “O que fizemos até agora foi suficiente para chegar ao Mundial, mas precisamos crescer no aspecto futebolístico para sermos ainda mais competitivos.”

Imagem: espn.com
Primeira Copa desde 2010
O Paraguai volta ao torneio após a participação na África do Sul, em 2010, quando foi eliminado nas quartas de final pela campeã Espanha. “Há 16 anos eu estava na escola vendo aquele jogo, jamais imaginei fazer parte desta história”, disse o meio-campista Matías Galarza após o empate diante dos equatorianos.
A seleção encerra sua campanha nas Eliminatórias na próxima terça-feira, fora de casa, contra o Peru.
Com informações de ESPN