O zagueiro Nathan Collins, do Brentford, escapou da expulsão na vitória por 3 a 1 sobre o Manchester United, no Gtech Community Stadium, mesmo após puxar Bryan Mbeumo dentro da área aos 71 minutos de jogo. O árbitro Craig Pawson assinalou pênalti para o United e mostrou apenas cartão amarelo ao defensor.
A decisão foi checada e confirmada pelo árbitro de vídeo (VAR). Torcedores chegaram a questionar se o lance se enquadrava na regra da “dupla penalidade”, que impede cartão vermelho quando há tentativa legítima de disputar a bola e o lance resulta em pênalti. No entanto, a explicação oficial da Premier League apontou outro critério: o VAR entendeu que Mbeumo não tinha controle da bola no momento da infração, elemento considerado fundamental para configurar a negação de uma clara oportunidade de gol.
Entre os fatores avaliados para expulsão por impedir chance manifesta estão a direção da jogada e a probabilidade de o atacante manter ou recuperar a posse. Como essa probabilidade foi julgada baixa, Collins recebeu apenas o amarelo.
Na cobrança da penalidade, o capitão do United, Bruno Fernandes, parou na defesa do goleiro Caoimhin Kelleher. O Brentford manteve a vantagem e confirmou o resultado por 3 a 1.

Imagem: bbc.com
Com informações de BBC Sport