LONDRES – A vitória apertada do Chelsea por 1 a 0 sobre o Benfica, na noite de terça-feira (30/09/2025), evidenciou o quanto o técnico Enzo Maresca ainda precisa conquistar a confiança da torcida, contrastando com a recepção calorosa oferecida a José Mourinho, ídolo dos tempos áureos do clube.
Quem
O Chelsea de Enzo Maresca enfrentou o Benfica, comandado por José Mourinho, que voltou a pisar no banco de reservas de Stamford Bridge pela primeira vez desde 2015.
O que
Os Blues somaram seus primeiros três pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões graças a um gol contra de Richard Ríos aos 18 minutos, após cruzamento de Alejandro Garnacho, servido por Pedro Neto.
Quando e onde
A partida foi disputada na terça-feira, 30 de setembro de 2025, em Stamford Bridge, Londres.
Como
Mesmo com Pedro Neto inspirado e Moisés Caicedo dominando o meio-campo, o Chelsea apresentou desempenho irregular. Do lado português, Dodi Lukebakio acertou a trave logo no início, e Fredrik Aursnes desperdiçou boa chance no segundo tempo, mantendo o jogo tenso até o apito final.
Por quê
Derrotado pelo Bayern de Munique na estreia da competição e vindo de três resultados negativos em quatro jogos, o Chelsea precisava vencer para evitar pressão extra. Lesões de quatro zagueiros, do meia criativo Cole Palmer e do recém-contratado Liam Delap obrigaram Maresca a escalar o time mais jovem do clube na história da Champions: média de 24 anos e apenas 42 partidas somadas no torneio. João Pedro, liberado apenas para meia hora, acabou expulso com dois amarelos, tornando-se o terceiro jogador do elenco a receber cartão vermelho nos últimos quatro confrontos.
Declarações
“Precisávamos vencer por vários motivos. Às vezes é necessário aprender a ganhar de forma feia”, afirmou Maresca após o jogo, lembrando que o Chelsea “encarou de frente” o Bayern na rodada anterior.

Imagem: espn.com
Mourinho, por sua vez, minimizou a nostalgia: “Não me alimento dessas memórias; me alimento de vitórias”, disse o treinador de 62 anos, que recebeu cartão amarelo nos acréscimos por protestar.
Ambiente em Stamford Bridge
No segundo minuto, a torcida se levantou para cantar o nome de Mourinho, vencedor de três títulos da Premier League com o clube. O contraste com o silêncio em relação a Maresca — campeão recente da Conference League e do Mundial de Clubes — reforçou o desafio do italiano para conquistar o mesmo carinho.
Próximo compromisso
O Chelsea volta a campo contra o Liverpool, atual campeão inglês, no fim de semana.
Com informações de ESPN