A Five Eleven Capital, empresa espanhola que negocia a criação de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no Juventude, perdeu um de seus principais executivos. Antonio Cordón, 61 anos, deixou o grupo para assumir a direção de futebol do Sevilla, na Espanha, com contrato de três anos iniciado em 10 de julho, logo após a demissão de Víctor Orta.
Formada por dez profissionais com experiência nas áreas financeira, administrativa, jurídica e esportiva europeia, a Five Eleven conversa com o clube gaúcho desde o ano passado. As tratativas são conduzidas por um comitê instalado no Estádio Alfredo Jaconi, e o Conselho Deliberativo do Juventude se reunirá na próxima terça-feira (12) para decidir se o diálogo com o investidor terá continuidade.
Visita ao Jaconi
Em 29 de março, Cordón esteve em Caxias do Sul para assistir à estreia do Juventude na Série A do Brasileirão — vitória por 2 a 0 sobre o Vitória — e conhecer a estrutura do clube. Na ocasião, também acompanhou partidas das categorias de base em Flores da Cunha.
Plano internacional
A Five Eleven planeja adquirir o controle de até cinco clubes no mundo e via na experiência de Cordón um trunfo para liderar o projeto. Até o momento, a empresa não anunciou quem substituirá o dirigente.
Trajetória de peso
Com passagens por Europa, Ásia e América do Sul, Cordón foi responsável pelo desenvolvimento das divisões de base do Villarreal e do Monaco, além de ter atuado como diretor esportivo da seleção do Equador. Em sua carreira, chegou à semifinal da Liga dos Campeões com o Villarreal em 2006, foi vice-campeão espanhol em 2008 e conquistou o título francês de 2017 pelo Monaco.

Imagem: gauchazh.clicrbs.com.br
O executivo ocupou ainda o cargo de diretor-geral de esportes do Real Betis até fevereiro de 2023 e, em 1.º de junho do mesmo ano, assumiu a diretoria de futebol do Olympiacos, da Grécia, função exercida até receber a proposta do Sevilla.
Com informações de GZH Pioneiro