Em noite inspirada de Guilherme, o Santos derrotou o Cruzeiro por 2 a 1, no domingo (10), no Mineirão, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante marcou o primeiro gol santista e serviu Caballero no lance que decretou a virada em Belo Horizonte.
O triunfo leva o time da Baixada aos 21 pontos, abrindo cinco de vantagem para o Vasco, 17º colocado. Já a equipe mineira estaciona nos 37, vê o Flamengo disparar na liderança com 40 e sente a aproximação do Palmeiras, que tem 36.
Primeiro tempo celeste
O Cruzeiro controlou as ações desde o início, aproveitando lançamentos longos nas costas da defesa adversária. Brazão evitou o gol em cabeçada de Kaiki, mas, aos 43 minutos, Fabrício Bruno colocou os mandantes na frente ao completar jogada ensaiada após escanteio.
Logo depois, Guilherme roubou a bola na saída cruzeirense e deixou Neymar na cara do gol, porém o camisa 10 isolou e desperdiçou o empate.
Mudanças e reação santista
No intervalo, Cléber Xavier adiantou o time ao formar o ataque com Tiquinho Soares, Caballero, Guilherme e Neymar. A alteração surtiu efeito aos 17 do segundo tempo: Caballero cruzou da direita e Guilherme, livre, empurrou para as redes.
O Cruzeiro até balançou novamente com Kaio Jorge, mas o VAR apontou falta de Matheus Pereira em Zé Rafael na origem da jogada, e Wilton Pereira Sampaio anulou o lance. O árbitro distribuiu vários cartões e foi alvo de reclamações celestes após o confronto.
Virada nos minutos finais
Leonardo Jardim respondeu tirando Lucas Romero e colocando Gabigol, adiantando o Cruzeiro. O Santos recuou, mas encontrou espaço para contra-ataques. Aos 43, Guilherme dominou lançamento pela esquerda e deu passe em profundidade para Caballero, que bateu cruzado e assegurou os três pontos.
Próximos compromissos
O Santos volta a campo no domingo, às 16h, contra o Vasco, novamente pelo Brasileirão. O Cruzeiro só joga na segunda-feira seguinte, dia 18, quando visita o Mirassol às 20h.

Imagem: uol.com.br
Ficha técnica
Cruzeiro 1 x 2 Santos — Mineirão, Belo Horizonte; público: 59.345; renda: R$ 4.144.274,60.
Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Gabigol), Lucas Silva e Christian (Matheus Henrique); Matheus Pereira, Kaio Jorge e Wanderson (Marquinhos). Técnico: Leonardo Jardim.
Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Gil e Souza; Rincón (Zé Rafael), Bontempo e Rollheiser (Tiquinho Soares); Barreal (Caballero), Neymar (João Schmidt) e Guilherme (Escobar). Técnico: Cléber Xavier.
Gols: Fabrício Bruno, 43′/1ºT; Guilherme, 17′/2ºT; Caballero, 43′/2ºT.
Cartões amarelos: Villalba, Kaiki, Christian, Lucas Romero (Cruzeiro); Zé Rafael, Caballero, Rincón (Santos).
Com informações de UOL Esporte