Madri (24.set.2025) – O presidente da LaLiga, Javier Tebas, afirmou que Lamine Yamal só não conquistou o Ballon d’Or deste ano por ter apenas 18 anos. O atacante do Barcelona terminou a votação em segundo lugar, atrás do francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain.
“Se ele tivesse mais de 23 anos, também teria vencido. Como é mais jovem, deram-lhe o outro prêmio”, disse Tebas, referindo-se ao Kopa Trophy, troféu destinado ao melhor jogador sub-21. Yamal tornou-se o primeiro atleta a vencer o prêmio duas vezes.
Campanhas comparadas
Dembélé, 28, marcou 35 gols em 53 partidas na temporada em que o PSG conquistou a tríplice coroa: Ligue 1, Coupe de France e a primeira Liga dos Campeões de sua história.
Yamal balançou as redes 18 vezes em 55 jogos. O Barça foi campeão de LaLiga, da Supercopa da Espanha e da Copa do Rei, mas caiu na semifinal da Champions diante da Internazionale.
Opiniões divergentes
Enquanto Tebas acredita que a idade foi decisiva, o presidente do Barcelona, Joan Laporta, apontou o desempenho na Liga dos Campeões como fator central para a escolha de Dembélé.

Imagem: espn.com
Recordes e projeção
Lamine Yamal já quebrou várias marcas desde que estreou pelo Barcelona aos 16 anos: é o mais jovem a marcar na história de LaLiga e o jogador mais novo a atuar em uma Eurocopa, torneio no qual foi eleito Jovem do Campeonato em 2024 após ajudar a Espanha a levantar o troféu.
Tebas acredita que o prêmio máximo virá em breve. “Se mantiver o nível atual, não há dúvidas de que vencerá o Ballon d’Or”, concluiu o dirigente.
Com informações de ESPN