O fim de semana acelerou a temporada 2025-26 na Europa e deixou alertas importantes. O Chelsea venceu o Tottenham por 1 a 0 em Londres, mas o placar enganou: foi uma das atuações mais desequilibradas do ano. Enquanto isso, Erling Haaland anotou mais dois gols na vitória do Manchester City sobre o Bournemouth e assumiu a vice-liderança da Premier League. Pela LaLiga, Antoine Griezmann chegou à marca de 200 gols na elite ao fechar o 3 a 0 do Atlético de Madrid sobre o Sevilla.
Tottenham sofre, Chelsea domina
• Data: domingo, 2 de novembro
• Local: Stamford Bridge, Londres
O Chelsea somou três pontos e escancarou os problemas do Tottenham. Mesmo sem Cole Palmer, o time de Enzo Maresca acumulou 3,68 de expected goals (xG) contra apenas 0,10 do rival, que finalizou três vezes, todas com Mohamed Kudus. Guglielmo Vicario foi o melhor em campo pelos Spurs.
Desde meados de setembro, o Tottenham venceu três dos últimos dez jogos: um sobre o Doncaster pela copa, um 2 a 1 em Leeds decidido por dois chutes desviados e outro contra o Everton, em que Micky van de Ven marcou duas vezes em bolas paradas. Só quatro equipes geram menos xG em jogadas de bola rolando.
Estreia de Spalletti anima a Juventus
• Partida: Cremonese 1 x 2 Juventus
• Estádio: Giovanni Zini, sábado
Luciano Spalletti dirigiu apenas um treinamento, mas escalou Dusan Vlahovic e Loïs Openda juntos, deu liberdade a Manuel Locatelli e reposicionou Teun Koopmeiners como zagueiro pela esquerda. A Juve abriu o placar cedo e manteve o controle contra um Cremonese que tinha só uma derrota na temporada (para a Inter, fora de casa).
Haaland mantém City no encalço do Arsenal
• Manchester City 3 x 1 Bournemouth, domingo, Etihad
Com 48% de posse de bola, o City de Pep Guardiola explorou passes rápidos para escapar da pressão adversária. Haaland correu nas costas da linha alta do Bournemouth e marcou duas vezes, chegando a 13 gols na Premier League e 26 na temporada contando a seleção norueguesa. Nico O’Reilly fez o terceiro. O técnico protestou após o gol dos visitantes, quando David Brooks segurou o braço de Gianluigi Donnarumma antes de Tyler Adams finalizar.
Griezmann atinge 200 gols na liga
• Atlético de Madrid 3 x 0 Sevilla, domingo, Metropolitano
O francês balançou a rede pela 200ª vez em campeonatos nacionais, tornando-se o 11º maior artilheiro da história da LaLiga. O Atlético manteve a quarta posição, um ponto atrás do Villarreal.
Outros destaques do fim de semana
10. Bayern 4 x 0 Bayer Leverkusen – Vincent Kompany poupou sete titulares antes da Champions, viu Nico Jackson marcar o primeiro gol na Bundesliga pelo clube e chegou à 15ª vitória consecutiva. Jovens Tom Bischof e Lennart Karl foram bem; Alphonso Davies e Jamal Musiala voltam em dezembro.
9. Burnley 0 x 2 Arsenal – Os anfitriões só chutaram a gol a 20 minutos do fim. Viktor Gyökeres abriu o placar após escanteio cobrado por Declan Rice, e Gabriel voltou a ser arma aérea. Os Gunners lideram a liga com seis pontos de vantagem; o gol de Rice foi o primeiro fora de casa em jogada de bola rolando nesta edição.
Imagem: espn.com
8. Real Madrid 4 x 1 Valencia – Xabi Alonso repetiu a formação do clássico, trocando apenas Franco Mastantuono por Eduardo Camavinga. Kylian Mbappé marcou duas vezes; Vinícius Júnior e Jude Bellingham completaram.
7. Liverpool 2 x 0 Aston Villa – Arne Slot escalou nove campeões de 2024-25; Florian Wirtz começou no banco e Alexander Isak ficou fora por lesão. Emi Martínez falhou no primeiro gol; mesmo assim, Amadou Onana escapou de expulsão por agarrar Alexis Mac Allister pelo pescoço. O time é terceiro.
6. Barcelona 3 x 1 Elche – Lamine Yamal, mesmo sem 100% de condição, abriu o placar e assistiu Ferran Torres. Rafa Mir descontou e acertou a trave duas vezes antes de Marcus Rashford liquidar. Robert Lewandowski e Dani Olmo voltaram ao elenco.
5. Milan 1 x 0 Roma – Rafael Leão puxou contra-ataque e deixou Strahinja Pavlovic na cara do gol. Mike Maignan pegou pênalti de Paulo Dybala. Christian Pulisic e Santi Giménez desfalcaram os rossoneri, que seguem a um ponto da liderança da Serie A.
4. PSG 1 x 0 Nice – Após uma vitória em quatro jogos de Ligue 1, Gonçalo Ramos marcou de cabeça nos acréscimos e manteve o clube de Paris na ponta. Bradley Barcola perdeu chances, e Khvicha Kvaratskhelia salvou em cima da linha.
3. Verona 1 x 2 Inter – Sob chuva forte, Cristian Chivu poupou Nicolò Barella e os alas. Piotr Zielinski empatou em voleio de fora da área; um gol contra nos acréscimos garantiu a vitória. Verona teve 27% de posse.
2. Nottingham Forest 2 x 2 Manchester United – Os Red Devils evitaram a derrota com golaço de Amad Diallo em meio a uma partida que trouxe à tona a fragilidade mental do elenco, apesar da sequência recente de três vitórias.
1. Napoli 0 x 0 Como – Antonio Conte elogiou a postura de “guerreiros”, mas o time não furou a defesa visitante e ainda viu Vanja Milinkovic-Savic defender pênalti de Álvaro Morata. Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku foram desfalques; Leonardo Spinazzola e Billy Gilmour saíram lesionados.
As principais ligas europeias entram agora em fase decisiva de calendário, com compromissos de Champions League no meio da semana.
Com informações de ESPN
