O Valencia apresentou nesta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, uma ação judicial contra a Netflix por alegadas informações falsas em um documentário que aborda episódios de racismo sofridos pelo atacante brasileiro Vinícius Júnior.
De acordo com o clube espanhol, a produção atribui erroneamente a um grande grupo de torcedores do Valencia cânticos racistas dirigidos ao jogador do Real Madrid durante partida da LaLiga em 2023, no Estádio Mestalla. A legenda do vídeo exibido no filme utiliza a palavra “mono” (macaco, em espanhol), mas o Valencia sustenta que os torcedores, na verdade, gritavam “tonto” (bobo).
A ação foi protocolada após a equipe terem solicitado, sem sucesso, que a produtora corrigisse o conteúdo. O processo, movido contra a Netflix e a empresa responsável pelo documentário, pede indenização por danos à honra do clube, alteração das legendas e divulgação da sentença quando houver decisão.
Essa não é a primeira vez que o Valencia ameaça recorrer à Justiça. Quando o clube sinalizou o processo, ainda no início do ano, representantes de Vinícius informaram que o jogador não se envolveria, já que a demanda é dirigida unicamente à plataforma de streaming e à produtora.
A ESPN apurou que a Netflix não respondeu às solicitações de comentário sobre o caso.

Imagem: espn.com
No jogo de 2023, Carlo Ancelotti, então técnico do Real Madrid, foi o primeiro a denunciar cânticos racistas vindos das arquibancadas, mas posteriormente pediu desculpas, reconhecendo que não foi todo o estádio que proferiu ofensas. Mesmo assim, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão após admitirem insultos racistas, tornando-se os primeiros punidos por esse tipo de crime no futebol profissional espanhol. Durante o julgamento, peritos concluíram que o vídeo exibido no documentário havia sido editado.
Vinícius Júnior, alvo de repetidos ataques racistas na Espanha, chegou a chorar em campo naquela partida e confrontou um torcedor que o chamou de macaco e fez gestos imitando o animal nas arquibancadas.
Com informações de ESPN