Próximos jogos

ESPN classifica mascotes de todas as Copas; Ciao, da Itália-1990, fica no topo

São Paulo, 26 set 2025 – A ESPN publicou nesta sexta-feira (26) um ranking com os 16 mascotes já apresentados na história da Copa do Mundo, desde World Cup Willie (Inglaterra-1966) até Maple, Zayu e Clutch, escolhidos para o Mundial de 2026 em Canadá, México e Estados Unidos.

Como ficou o pódio

No levantamento, o primeiro lugar ficou com Ciao, figura em forma de bastão criada para a edição de 1990, na Itália. O “cabeça de bola” superou o pioneiro World Cup Willie (Inglaterra-1966), que terminou em segundo, e Striker (Estados Unidos-1994), o cão desenvolvido pela Warner Bros., que completou o pódio.

Trio de 2026 estreia no meio da tabela

Maple (alce do Canadá), Zayu (onça-pintada do México) e Clutch (águia-careca dos EUA) aparecem juntos na 11ª colocação. Segundo a FIFA, cada animal foi escolhido para representar a cultura dos países-sede, mas, para a ESPN, as opções foram consideradas previsíveis no caso de Canadá e Estados Unidos e “intrigantes” na escolha do jaguar mexicano.

Os 16 colocados

Veja a classificação completa divulgada pelo portal norte-americano:

  1. Ciao – Itália-1990
  2. World Cup Willie – Inglaterra-1966
  3. Striker – Estados Unidos-1994
  4. Naranjito – Espanha-1982
  5. Footix – França-1998
  6. Pique – México-1986
  7. Goleo VI e Pille – Alemanha-2006
  8. Fuleco – Brasil-2014
  9. Zakumi – África do Sul-2010
  10. La’eeb – Catar-2022
  11. Maple, Zayu e Clutch – Canadá/México/EUA-2026
  12. Zabivaka – Rússia-2018
  13. Juanito – México-1970
  14. Tip e Tap – Alemanha Ocidental-1974
  15. Gauchito – Argentina-1978
  16. Ato, Kaz e Nik – Coreia do Sul/Japão-2002

O critério da ESPN leva em conta criatividade, relevância cultural e conexão com o futebol. Personagens considerados “confusos” ou pouco originais, como o trio futurista Ato, Kaz e Nik (2002), ficaram nas últimas posições, enquanto conceitos mais ousados, caso de Ciao, foram valorizados.

Com a divulgação do ranking, a emissora reforça o debate sobre identidade visual do torneio, um tema que ganha força a cada nova edição da Copa.

Com informações de ESPN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *