A Irlanda do Norte derrotou a Eslováquia por 2 a 0 na noite de sexta-feira (8) em Windsor Park, em Belfast, e alcançou a liderança do Grupo A das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. A equipe soma agora seis pontos em três jogos, mesma pontuação de Alemanha e Eslováquia.
O placar foi aberto com um gol contra de Patrik Hrosovsky. Já nos minutos finais, Trai Hume aproveitou um rebote e, com um toque por cobertura, completou para o gol vazio, selando o resultado.
O técnico Michael O’Neill, que chegará ao 100º jogo à frente da seleção segunda-feira, contra a Alemanha, elogiou a atuação: “Precisávamos do segundo gol e ele veio com uma grande finalização. É um resultado enorme no contexto do grupo”.
Segundo o ex-atacante e comentarista da BBC David Healy, recordista de gols da seleção, a exibição foi possivelmente “a melhor em 99 jogos” sob o comando de O’Neill. O herói do Mundial de 1982, Gerry Armstrong, classificou o desempenho como “um dos melhores dos últimos 10 a 15 anos” em Belfast.
Com Alemanha, Irlanda do Norte e Eslováquia empatadas em pontos, a sequência promete ser decisiva. Em novembro, os norte-irlandeses visitam a Eslováquia e recebem Luxemburgo, mas antes disso encaram os alemães em Belfast na próxima segunda-feira.

Imagem: bbc.com
Se a equipe de O’Neill busca voltar a uma Copa do Mundo após 40 anos, o triunfo de sexta-feira reforçou a confiança do grupo e manteve vivas as chances de classificação direta.
Com informações de BBC Sport