Sydney (Austrália) – 25 de outubro de 2025. A meio-campista Jess Fishlock vestiu a camisa de País de Gales pela 166ª e última vez neste sábado, na derrota por 2 a 1 para a Austrália, em amistoso disputado em solo australiano. O confronto ficou marcado tanto pelo adeus da lenda galesa quanto pelo retorno de Sam Kerr à seleção anfitriã após 725 dias.
O jogo
A lateral Courtney Nevin abriu o placar aos 28 minutos, em cobrança de falta que passou por todo mundo na área. Kerr, que voltou a atuar pela seleção após quase dois anos, não conseguiu desviar a bola, mas participou de 65 minutos da partida.
No segundo tempo, as galesas chegaram ao empate, mas a atacante Caitlin Foord definiu o resultado aos 85 minutos, garantindo o triunfo australiano por 2 a 1.
Último ato de uma referência galesa
Aos 38 anos, Fishlock anunciou na semana passada que o amistoso contra as Matildas seria seu derradeiro compromisso internacional, encerrando uma trajetória de 19 anos com a seleção. Aos 92 minutos, ela foi substituída por Tianna Teisar, momento em que todo o estádio se levantou para ovacioná-la.
Na saída do gramado, a veterana recebeu abraços do técnico australiano Joe Montemurro, com quem trabalhou no Melbourne Victory e no Melbourne City, e da treinadora galesa Rhian Wilkinson. Após o apito final, Fishlock discursou aos torcedores: “Eu amo ser galesa… tive o melhor tempo da minha vida”.
Carreira vitoriosa na Austrália
Durante passagens por Melbourne Victory e Melbourne City, Fishlock conquistou quatro títulos da antiga W-League (atual A-League Women) e dois prêmios de melhor campanha na fase regular. Na temporada 2016-17, comandou o City como jogadora-técnica e levantou o troféu. Em 2018, foi eleita a melhor em campo na decisão que valeu o tricampeonato consecutivo ao clube de Bundoora.
Imagem: espn.com
Mesmo deixando a seleção, a jogadora retorna ao Seattle Reign para a disputa dos playoffs da NWSL e declarou à BBC que pretende atuar ao menos até 2026.
Retorno de Kerr e próximo desafio australiano
Para a Austrália, o reencontro com Sam Kerr é passo fundamental na preparação para a Copa da Ásia Feminina de 2026, que será realizada em casa. A atacante estreou na seleção principal aos 16 anos, em 2010, quando as Matildas conquistaram o título continental na China.
Com a despedida de Fishlock e a volta de Kerr, o amistoso deste sábado simbolizou, ao mesmo tempo, o fim de um ciclo para País de Gales e o recomeço para a equipe australiana.
Com informações de ESPN
