Próximos jogos

Fifa registra mais de 30 mil publicações abusivas nas redes sociais em 2025

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) informou ter encaminhado às plataformas digitais mais de 30 mil publicações consideradas abusivas ao longo de 2025.

De acordo com relatório divulgado nesta segunda-feira (18), 11 pessoas foram denunciadas a autoridades policiais e um caso foi encaminhado à Interpol. Os suspeitos estão na Argentina, Brasil, França, Polônia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos, identificados após ofensas publicadas durante competições organizadas pela entidade.

“No Dia Internacional da Tolerância, reforçamos que o futebol deve ser um ambiente seguro e inclusivo — em campo, nas arquibancadas e on-line”, declarou o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Com o Serviço de Proteção de Mídias Sociais (SMPS), combinamos tecnologia avançada e análise humana para proteger jogadores, treinadores, equipes e árbitros dos danos causados pelo abuso on-line.”

Criado em 2022 em parceria com o sindicato mundial de atletas, a Fifpro, o SMPS monitora, denuncia e bloqueia conteúdos ofensivos nas redes. Durante o Mundial de Clubes disputado nos Estados Unidos neste ano, o serviço acompanhou 2.401 contas em cinco plataformas, analisou 5,9 milhões de postagens, sinalizou 179.517 para revisão e reportou 20.587 às empresas responsáveis.

Infantino ressaltou que a Fifa seguirá colaborando com federações, confederações e autoridades para responsabilizar infratores. Segundo ele, quem for identificado poderá, inclusive, ser impedido de comprar ingressos para torneios da entidade.

Fifa registra mais de 30 mil publicações abusivas nas redes sociais em 2025 - Imagem do artigo original

Imagem: bbc.com

Desde a criação do SMPS, mais de 65 mil publicações abusivas já foram comunicadas às redes sociais.

Com informações de BBC Sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *