Championship 2025/26 começa nesta sexta com ex-premier league favoritos e projetos badalados de Birmingham e Wrexham

A edição 2025/26 da Championship, segunda divisão do futebol inglês, será aberta às 16h (de Brasília) desta sexta-feira (8) com Birmingham City x Ipswich Town, no St Andrew’s. A competição reúne elencos tradicionais que buscam recuperação, projetos bancados por investidores famosos e equipes recém-rebaixadas da Premier League apontadas como favoritas ao título.

Projetos ambiciosos querem repetir feito raro

Birmingham City, administrado pelo ex-astro da NFL Tom Brady, e Wrexham, controlado pelos atores Ryan Reynolds e Rob McElhenney, chegam embalados pelo acesso a partir da League One. Os dois clubes tentam subir para a elite pela segunda temporada consecutiva, algo alcançado por poucas equipes – casos mais recentes de Ipswich Town em 2023/24 e Southampton em 2011/12.

Para viabilizar o salto, o Wrexham investiu 12,80 milhões de libras em dez contratações. Entre os reforços estão o zagueiro Conor Coady, o lateral-esquerdo Liberato Cacace e o meio-campista Lewis O’Brien. Já o Birmingham gastou mais em 13 nomes, mesclando experiência na Championship e atletas de outras ligas, como o atacante japonês Kyogo Furuhashi, o alemão Marvin Ducksch e o lateral Bright Osayi Samuel.

Rebaixados largam como favoritos

Leicester City, Southampton e Ipswich Town, que caíram da Premier League na última temporada, encabeçam a lista de candidatos ao acesso imediato.

  • Leicester City – Maior campeão da história da segunda divisão, com oito troféus, mantém a base e trouxe apenas o goleiro Asmir Begovic. A principal novidade é o técnico espanhol Martí Cifuentes, de 43 anos, que fez bom trabalho no Queens Park Rangers.
  • Southampton – Na costa sul, Will Still assume o comando mantendo a espinha dorsal do elenco. Jovens como Mateus Fernandes e Tyler Dibling seguem, além dos brasileiros Wellington e Juan.
  • Ipswich Town – Diferentemente dos rivais, o clube optou pela continuidade de Kieran McKenna. O meia Omari Hutchinson permanece como referência ofensiva, acompanhado de Sammie Szmodics e Jaden Philogene. Na defesa, chega o experiente lateral Ashley Young.

Candidatos a surpresa

Vice no playoff de 2024/25, o Sheffield United tenta nova campanha de acesso agora sob direção de Rubén Sellés, ex-Hull City e Reading. O atacante Louie Barry, emprestado pelo Aston Villa, é a principal chegada, enquanto o volante Vinicius Souza se transferiu para o Wolfsburg.

O Coventry City, treinado por Frank Lampard, também surge como postulante após ter alcançado os playoffs na última temporada. Até aqui, contratou apenas três jogadores; o reforço de maior destaque é o lateral-esquerdo Kaine Kesler, ex-Aston Villa.

Depois do confronto inaugural entre Birmingham e Ipswich, a primeira rodada prossegue no fim de semana, dando início a uma maratona de 46 rodadas que definirá os três clubes que disputarão a Premier League 2026/27.

Com informações de Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *